Os sentimentos fazem parte de nossa vida e da nossa personalidade como um todo. Não há como deixar de lado aquele que menos gostamos e exaltar os que mais nos favorecem, por exemplo.
Reprimir as emoções, no entanto, não é o caminho a seguir. Isso pode levar a comportamentos desajustados como autoritarismo ou submissão. O ideal é desenvolver a capacidade de autoconhecimento e controle dos sentimentos, para que as ações sejam ponderadas pela razão.
Quando o profissional tem uma inteligência emocional desenvolvida consegue ser transparente em seus sentimentos, porém de forma equilibrada, como é adequado ao ambiente corporativo. Isso faz com que o profissional transmita autoconfiança, empatia e autocontrole, pois sabe gerir os relacionamentos no trabalho.
Administrar as emoções significa torna-se um profissional bem resolvido e maduro, que sabe utilizar técnicas da comunicação assertiva para expressar seu desconforto. Sabe ainda alinhar as relações com chefes e colegas, propondo alternativas de relacionamento saudável.
No momento em que a pessoa identifica de onde vem seu ímpeto de agressividade ou de hipersensibilidade, pode racionalizar para não sucumbir às emoções e transformar isso de forma positiva, usando o ímpeto a seu favor.
Gerenciando as emoções
Às vezes controlar um sentimento de raiva, frustração ou até mesmo tristeza não é uma tarefa fácil, porém existem algumas dicas que podem ser utilizadas para equilibrar razão e emoção e garantir o equilíbrio na hora de lidar com os colegas e com as situações corriqueiras no trabalho.
· Assuma a responsabilidade pelas suas emoções e deixe claro qual é o seu desconforto. Não deixe que elas se acumulem para evitar frustrações;
· Diga aquilo que pensa com relação ao comportamento do outro. Não é necessário fazer uma avaliação da pessoa. Seja pontual e foque no comportamento;
· Sem criticar ou atacar a outra pessoa, mostre quais foram os impactos negativos causados pela situação. Reveja seus próprios comportamentos faça a mesma análise;
· Proponha e peça sugestões sobre novas atitudes de relacionamento;
· Seja comprometido com as mudanças de comportamento e saiba agradecer o empenho e compreensão demonstrados pelo outro;
· Mostre ao colega os benefícios que mudanças de comportamento podem causar. É importante que ele entenda que algumas atitudes têm impacto negativo sobre ele mesmo e em toda a equipe.
*Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas