Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Opiniões sobre desempenho são importantes para evolução que qualquer profissional. Ambas as partes devem agir com maturidade para melhorar com críticas. Ouvir um elogio é sempre o que um profissional espera, no entanto, no ambiente de trabalho, as críticas costumam ser mais comuns, mas contribuem para o autoconhecimento e evolução. O feedback é uma ferramenta importante na rotina de líderes e liderados. Vale mais receber um feedback negativo do que não ouvir nenhum comentário.
O feedback negativo é sempre um desafio, por isso segue algumas dicas importantes:
* Use “e” em vez de “mas”: pesquisas mostram que é mais eficiente usar a palavra “e” em vez de “mas”, quando se trata de feedbacks. Uma simples palavra pode mudar completamente a maneira como a mensagem é recebida. Se, por exemplo, você disser ‘seu desempenho foi muito bom, mas precisamos melhorar os rendimentos em 10% no próximo mês’, a mensagem vai ser recebida de forma negativa, como se fosse uma crítica. Por outro lado, a frase ‘seu desempenho foi muito bom e queremos que você continue procurando melhorar em 10% os rendimentos para o próximo mês’ é tida como um elogio e muito mais bem assimilada.
* Converse regularmente: é um erro muito comum esperar para dar feedbacks anuais. Quando se trata de feedbacks negativos, quanto antes, melhor. Assim, o colaborador pode entender onde está errando e se dedicar mais nessas áreas, antes que a situação se torne mais complicada.
* Dizer ‘você errou nesse processo’ é diferente de dizer ‘existe um erro nesse processo, e nós precisamos ajustar isso’. Quando o gestor se inclui no problema, ele despersonaliza o erro. Isso torna o colaborador mais receptivo, e o erro mais fácil de ser corrigido.
Ainda tome cuidado para não cair nos seguintes erros:
* Fazer comparações entre a pessoa e outro colega.
* Fazer “julgamento”, caracterizando o funcionário como descomprometido, irresponsável, incompetente, em vez de apresentar informações (evidências) que o levem a descobrir o que está fazendo de errado.
* Dar feedback publicamente.
* Perder o equilíbrio emocional ao dar ao falar com o funcionário.
* Não apresentar pontos positivos no mesmo momento, levando o colaborador a pensar que “tudo” que faz é errado.
* Não ser específico em relação ao erro identificado.
* Não fazer um “quebra-gelo” no início da conversa, o que faz com que alguns colaborador recebam o feedback muito nervosos.
* Não se preparar com fatos e argumentos para dar um feedback.
* Dar feedback com a intenção de prejudicar o colaborador.
* Pedir a outra pessoa, que não o chefe imediato, para dar o feedback.
* Não atentar para o perfil psicológico e histórico de cada colaborador, o que exige uma mudança de abordagem dependendo do funcionário.
* Elogie sempre e com frequência: outra maneira de evitar que os funcionários se sintam extremamente criticados é elogiar as boas performances em vez de focar apenas nos erros dos colaboradores.
Dicas para quem recebe feedback:
- Respire fundo e, inicialmente, apenas ouça.
- Deixe a mensagem chegar e processe-a corretamente para melhorar seu desempenho.
- Não leve o feedback para o lado pessoal.
- Não desperdice a oportunidade de se desenvolver.
- Busque outras pessoas para obter mais opiniões, porém, seja neutro nas suas escolhas.