Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
A Comunicação Não Violenta traz inúmeros benefícios para qualquer negócio. Auto-estima dos funcionários, agilidade na resolução dos problemas, um ambiente harmonioso e sem conflitos, e até o aumento da performance.
Logo após essas implementações, você encontrará os benefícios que falamos anteriormente e muitos mais.Um ponto importante é buscar situações em que as pessoas tem contato umas com as outras na sua empresa. Aqui vão alguns exemplos.
Comunicação via whatsapp, e outros softwares de troca de mensagem:
Se em uma conversa ao vivo às vezes a compreensão já é difícil, imagine em um ambiente online, onde não conseguimos perceber entonação e nem trocamos contato pelo olhar. Nestes casos, aplicar os conceitos da CNV pode ser ainda mais importante, principalmente quando você é o receptor da mensagem. Antes de se irritar com uma resposta, avalie se você realmente entendeu o contexto.
E-mail
A Comunicação Não Violenta é aplicada no falar e no escutar/ler. E isso também pode ser aplicado quando você está falando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Aplique os quatro componentes da CNV em seus emails para proporcionar uma melhor compreensão entre o time e evitar sentimentos de exposição e humilhação.
Contato com clientes
O princípio da CNV é a empatia. Portanto, coloque-se no lugar do outro!
Lembrando que esse “outro”, às vezes é o cliente da sua empresa, e ele pode estar sendo nada paciente ao reportar um problema para a sua equipe de atendimento. Um time treinado com esta prática pode contornar situações críticas com mais facilidade. Basta observar a situação, entender o que ele está sentindo e o que precisa, e assim respondê-lo com cordialidade e objetividade.
Reuniões
Boa parte dos exemplos deste texto são possíveis cenários de reuniões. E talvez este seja o ponto de partida para aplicar a Comunicação Não Violenta. Tente organizar reuniões em que seja incentivado o uso da CNV. É uma grande oportunidade para acompanhar de perto o quão bem o seu time entendeu sobre os 4 componentes e também de avaliar seus benefícios práticos.
No marketing
Novamente cliente e empatia entram em pauta. A partir do momento em que você exercita sua capacidade de entender o sentimento dos outros, tem mais repertório para analisar personas e criar suas estratégias de marketing. Mais do que isso, evita o constrangimento de colocar no ar uma campanha que não tem a ver com seu cliente. Ou pior, com linguagem ofensiva e preconceituosa.