Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Veja como é possível lidar com as questões relacionadas à morte e com os colaboradores que estejam de luto ante a perda de um ente querido.
01. Promova rodas de conversa e palestras
A nossa primeira dica se relaciona à promoção da informação e do diálogo ao mesmo tempo em que se demonstra que a empresa é aberta para essas situações e que considera o aspecto humano relevante.
Mesmo com os colaboradores em situação de home office é possível promover esse tipo de evento. Muitas empresas têm adotado eventos online com palestras e rodas de conversa que são ministrados por profissionais do RH e da psicologia.
Essa é uma maneira importante de falar sobre doenças psicológicas, dor, perda e morte. Com elas o funcionário em luto se sente acolhido pela empresa e percebe que os seus sentimentos são notados pela equipe e gestores e tratados com empatia.
02. Ofereça atendimento psicológico
Outro fator importante é que a empresa pode oferecer atendimentos psicológicos particulares que podem da mesma forma ocorrer online, por videoconferência.
Com isso todos os colaboradores e não só o funcionário em luto tende a ganhar. A terapia é importante para que haja o equilíbrio emocional e para o crescimento pessoal e individual.
Os ganhos são vistos não somente em relação aos aspectos pessoais do colaborador, mas em toda a equipe de forma coletiva.
Essa é uma maneira de auxiliar o colaborador e demonstrar a disposição da empresa em ajudá-lo de forma discreta que permita a ele manter sua intimidade ao conversar de maneira individual com o psicólogo.
03. Dê possibilidade de prestação de serviços em home Office para o funcionário de luto
Caso a sua empresa não esteja adotando o home Office ou o funcionário em luto não esteja enquadrado nesse tipo de prestação de atividades, considere permiti-la temporariamente.
Esse fator permite ao colaborador tempo para lidar com seus sentimentos de perda relativos ao luto. Ele pode viver a sua dor até que se sinta bem para voltar ao convívio com os demais funcionários da equipe.
Outro aspecto importante ao possibilitar esse home Office é que muitas vezes a morte de um familiar vem acompanhada de inúmeros deveres burocráticos relacionados ao falecido. Com o trabalho remoto o colaborador tem mais disponibilidade para resolver essas pendências.
04. Flexibilize a jornada e o estabelecido em lei em relação às faltas justificadas para o período
A flexibilização da jornada de trabalho é outro fator que promove o auxílio da empresa ao colaborador que esteja em luto. Permita a ele jornadas menores, caso for da vontade dele.
É importante que a empresa não se atenha aos tipos de perdas previstas na lei. A legislação é muito rasa ao lidar com quais tipos de falecimento justificam a falta do colaborador de forma a não descontar do salário.
A norma se limita aos filhos, irmãos e pais. Considere que as relações pessoais transpassam esses limites e incluem outros familiares como tios, avós, primos e sobrinhos. Outro ponto importante são as relações de amizade, na maioria das vezes tão importantes quanto aquelas da família.
Não deixe de permitir que o seu colaborador viva o luto de maneira digna, podendo comparecer aos cortejos de velório e enterro e tendo um momento para se reequilibrar, como no caso da flexibilização da jornada e home Office temporário.
Com essas medidas a empresa será capaz de prestar sua empatia e criar o melhor cenário para a recuperação do funcionário de luto. Esses fatores são muito importantes por demonstrarem o fator humano da empresa e o cuidado que ela tem em relação aos seus colaboradores.
Atualmente isso é notado tanto pelo público quanto pelo mercado de trabalho e é importante que a organização empresarial se atente à necessidade de promoção da saúde mental e do bem-estar dos seus colaboradores.
A empresa cumpre com seu papel social e atua na construção de uma sociedade mais empática. Os reflexos são bons para o público e sociedade em geral, para os colaboradores e para a própria empresa.