Gestantes e as crianças menores de dois anos que ainda não foram vacinadas devem procurar uma unidade de saúde
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou que o município tem dois casos confirmados de H1N1 mais duas suspeitas em investigação relacionadas ao ano de 2016.
Os dois casos confirmados estão bem de saúde, um deles é uma criança de um ano e meio, que está com a carteira de vacinação em dia.
A gripe H1N1, ou influenza A (gripe suína), é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
É importante que as gestantes e as crianças menores de dois anos que ainda não foram vacinadas contra H1N1 procurem uma das 14 unidades de saúde com a caderneta de vacinação. As unidades de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade de respirar.