Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Eliezer Casali tem uma proposta que pretende afastar o mosquito Aedes aegypti de Votuporanga, transmissor da dengue, Zika Vírus e febre chikungunya, com a criação do IPTU Verde. A intenção é que o município crie um selo para identificar os imóveis que fazem o trabalho preventivo de limpeza dos quintais e ainda premie os mais cuidados com desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Eliezer explicou que a iniciativa já foi implantada na cidade de Água Branca-PI, que tem 16.461 habitantes, e já conquistou resultados significativos.
Na cidade do Piauí, o projeto recebe o nome de “Água Branca Livre da Dengue” e já é uma lei municipal. Em 2015, foram registrados apenas cinco casos de dengue no município, que é referência estadual no combate à doença.
“Lá em Água Branca, os agentes de saúde distribuem três tipos de selos para as residências; vermelho quando é encontrada a larva; amarelo quando há possíveis criadouros do mosquito; e verde quando a casa está totalmente limpa. Com essa competição, conseguiram resultados extremamente positivos”, explicou Eliezer.
Mais de 70% das casas receberam o selo verde. As campanhas de combate à dengue em Água Branca englobam também a realização de mutirões de limpeza, distribuição de panfletos informativos e outras ações.
Segundo o vereador, a cidade de Água Branca está elaborando agora uma lei para que a casa que passar o ano todo sem foco do mosquito receba desconto de 20% no IPTU do ano seguinte.
“Estou preparando um anteprojeto para enviar ao prefeito Junior Marão com base nos trabalhos realizados em Água Branca. A intenção é que esta proposta ajude a cidade nestes períodos de epidemia de dengue. O prefeito irá analisar a ideia, caso concorde, enviará um projeto para a Câmara Municipal e, nós, vereadores, votamos o texto”, explicou Eliezer.
Para o vereador, o desconto será um incentivo para que os moradores mantenham suas casas limpas e livres do Aedes.
"Em Votuporanga, há a multa para as residências onde são encontrados criadouros, mas não existe um apoio como a ideia como o IPTU Verde”, finalizou Eliezer.