Esse é o objetivo do 2º Concerto A Dois Pianos, que acontecerá no dia 30 de março; ingressos podem ser adquiridos a partir de amanhã
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A professora e pianista Bruna Kitamura começou a tocar piano com o estudante André Pignatari de forma despretensiosa. Entre um ensaio e outro, eles resolveram criar uma apresentação, mas, para isso, precisariam de mais uma pessoa para integrar no grupo. Foi assim que surgiu a ideia de convidar a professora aposentada e dona da ex-escola de música Santa Cecília, Terezinha Bataglia. A partir de então, a ideia de realizar um evento se concretizou e nasceu o “Concerto A Dois Pianos”.
O evento já está em sua segunda edição, prova de que a iniciativa agradou a população de Votuporanga. O 2º Concerto A Dois Pianos vai acontecer no dia 30 de abril, às 20h30, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo. O espetáculo é totalmente beneficente e os ingressos podem ser adquiridos a partir de amanhã, dia 14, no Santa Cruz do Centro ou Pozzobon e no Lar Celina, basta levar cinco quilos e/ou cinco litros de arroz, feijão, macarrão, óleo e/ou leite.
A professora do Instituto Federal e também pianista, Bruna Kitamura, contou para o jornal A Cidade que o maior objetivo do evento é resgatar a música erudita. “É tão raro hoje em dia você encontrar alguém que toca piano, violino, são instrumentos difíceis e que demandam muito estudo e dedicação. E essa falta de pessoas interessadas faz com que a música erudita seja esquecida, e não queremos isso, porque apesar de não ser popular, muitas pessoas conhecem, porém não têm a oportunidade de se aprofundar no estilo”, explicou.
O espetáculo também vai contar com a presença da violinista Mariane Lagoin, professora no Projeto Guri, programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura da cidade. Além dela, o pianista Djalma Silva, atual pró-reitor acadêmico da Unifev, também fará parte da apresentação. “Dentre os cinco que farão parte do concerto, apenas a Mariane vive de música. É importante destacar que ela é nossa convidada, ou seja, quando nós três criamos o projeto, não tínhamos nenhum interesse financeiro, apenas cultural. Queremos trazer a música erudita para Votuporanga”, comentou Bruna.
Beethoven, o homenageado
No ano passado, na primeira edição do concerto, o homenageado da noite foi Tchaikovsky. Para este ano as homenagens serão para Beethoven. “Nós decidimos que a cada ano vamos homenagear um músico. E são músicos renomados, de músicas extremamente difíceis de tocar e é por isso que estamos ensaiando desde junho do ano passado”, comentou Bruna.
A professora e pianista contou que o grupo se encontra três vezes por semana e ensaia cerca de duas horas. Segunda ela, mesmo com tanto ensaio, ainda é complicado, por serem músicas difíceis. Bruna ainda explicou que durante o concerto terá apresentações em dois pianos, mas com dois músicos tocando em cada. “Serão oito mãos nos instrumentos, tocando tudo de uma só vez, o som fica maravilhoso e tenho certeza que isso Votuporanga nunca presenciou”, ressaltou.
Sobre as músicas que serão apresentadas, Bruna disse que não são totalmente desconhecidas e algum som do tipo todo mundo já ouviu, seja no cinema, televisão ou rádio. “São música clássicas, literalmente, e esperamos que as pessoas se identifiquem e percebam que elas gostam desse tipo de estilo. Também vamos fugir do padrão e apresentar algumas desconhecidas, mas com o intuito de apresentar coisas novas para as pessoas”, concluiu.