Segundo a pasta, a cidade registrou até o último dia 18 deste ano 168 casos da doença, sem registro de surto até o momento
A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho
Da Redação
Faltando poucos dias para uma das principais datas que atrai turistas de outras cidades e regiões do Brasil para Votuporanga, a Secretaria da Saúde alerta sobre os casos de conjuntivite neste carnaval.
Segundo a pasta, a cidade registrou até o último dia 18 deste ano 168 casos da doença, sem registro de surto até o momento. O adulto jovem é o público mais acometido pela conjuntivite nos dias de hoje.
A Secretaria afirmou que o número de casos da doença está controlado. Porém, com o período de carnaval e a consequente aglomeração de turistas, alguns cuidados de higiene na tentativa de reduzir o ciclo de transmissão são necessários.
“Para que as pessoas mantenham-se protegidas desta doença, algumas medidas são necessárias, tais como, lavar frequentemente o rosto e as mãos, procurar não levar as mãos quando sujas aos olhos, evitar aglomerações ou locais públicos durante o período de infecção, não coçar os olhos, trocar diariamente as fronhas dos travesseiros e toalhas dos banheiros enquanto perdurar a crise, não compartilhar produtos de maquiagem, entre outros”, afirmou a pasta.
Recomenda-se ainda especialmente que as pessoas com conjuntivite permaneçam em suas casas, durante o atestado médico, para conter a transmissão.
A doença
A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada.
No surgimento de sinais e sintomas da doença, como coceira ou vermelhidão nos olhos é importante procurar por atendimento médico na UPA – 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital do Pozzobon “Fortunata Germano” ou nas unidades de saúde.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)