A equipe Star Bots Votu e a participam The Sixties da competição na capital mineira na sexta-feira (17) e sábado (18)
Membros das equipes estiveram na Câmara e comentaram sobre o trabalho desenvolvido
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga estará presente no FLL First Lego League, campeonato de robótica disputado em Belo Horizonte-MG. A equipe Star Bots Votu e a participam The Sixties da competição na capital mineira na sexta-feira (17) e sábado (18).
Na última sessão da Câmara, membros da equipe tiveram a oportunidade de falar, na tribuna, sobre o trabalho e grupo. A Star Bots e a The Sixties foram criadas no Lar Frei Arnaldo, em agosto de 2014, e conta com competidores, técnicos e três mentores. A iniciativa foi criada por Isabel Cristina Passos Motta (técnica da equipe) que é fisioterapeuta, mas trabalha como assistente de alunos no IFSP.
De acordo com a técnica, para essa competição foram levadas duas equipes uma com 10 e outra com 9, com jovens entre 11 e 16 anos de diferentes escolas da cidade. Portanto, para o campeonato viajaram 19 competidores, dois mentores e uma técnica.
Ainda segundo Isabel, o FLL First é um torneio de robótica que envolve três pilares: robô e programação, pesquisa (relacionada a um tema mundial; este ano Animal Allies) e Core Values. “O que aprendemos é mais importante do que o que ganhamos. A competição é amigável”, contou.
A técnica idealizou o projeto de robótica com o intuito de criar nas crianças o interesse pela ciência e tecnologia. A participação nos torneios é um incentivo a mais, porque elas se preparam para a disputa e assim se esforçam no aprendizado. Ela explicou que com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias.