O líder da Igreja Católica local recebeu o A Cidade para falar sobre os trabalhos que ele e sua equipe realizam diariamente
Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo da Diocese Foto: Daniel Castro/A Cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Muito trabalho. Assim tem sido a rotina do bispo dom Moacir Aparecido de Freitas, que segue com ações de estruturação da Diocese de Votuporanga.
O líder da Igreja Católica local recebeu o jornal A Cidade para falar sobre os trabalhos que ele e sua equipe realizam diariamente para estruturar a Diocese. De acordo com ele, desde a criação, em 22 de outubro do ano passado, não faltou trabalho em Votuporanga, uma vez que há diversos aspectos para serem tratados. “Estamos trabalhando intensamente”, comentou.
Dom Moacir contou que existem muitas questões que envolvem burocracia e muita atenção. Ele revelou que o processo para a criação de todos os símbolos da Diocese foi bastante demorado e complexo, porém no final deu tudo certo.
A Diocese também já escolheu os padres para alguns cargos importantes. O padre Roberto da Silva Bocalete, que atua em Américo de Campos, é o chanceler. Três vezes por semana ele vem para Votuporanga. O ecônomo é o padre Carlos Rodrigues dos Santos. Já o coordenador geral de pastoral é o padre Geomar Alves dos Santos. Por fim, o representante dos presbíteros é o padre Luiz Antônio Gouveia.
O bispo de Votuporanga está contente com os trabalhos da nova Diocese até o momento. Ele também demonstrou alegria com a participação da comunidade católica nas ações desenvolvidas.
A Diocese de Votuporanga foi criada em 20 de julho de 2016, pelo papa Francisco, com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e Jales. Dom Moacir é o primeiro bispo da nova Diocese. A diocese é constituída por 28 paróquias.