Em Votuporanga, as vendas de sorvete e água de coco tiveram um aumento significativo de 30% com a alta temperatura
Dayane Ferro Morilla e Tiago Morilla reservam alguns minutinhos do dia para tomar sorvete (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Da Redação
Os dias na cidade das brisas suaves têm sido quentes. Na tarde de anteontem, o termômetro localizado na avenida Antônio Augusto Paes marcava 35 ºC, por volta das 16h30, e a sensação térmica era de muito maior. Ontem, não foi diferente. Segundo o site de meteorologia Climatempo, por volta das 16h, a temperatura era de 36 ºC. A umidade relativa do ar estava marcando 35%, índice menor que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera índices inferiores a 60% não adequados para a saúde humana.
É por esses índices que os votuporanguenses estão encontrando diversas maneiras de se refrescar, até mesmo durante o expediente. O casal de mototaxistas, Dayane Ferro Morilla e Tiago Morilla, reservaram alguns minutinhos do dia para tomar um sorvete. “Está muito quente e sempre paramos para tomar um sorvete, porque está difícil aguentar o calor”, afirmou o casal.
Quem ganha com o calor são os comerciantes da área de sorveteria e água de coco da cidade. De acordo com o comerciante Nivaldo Fiorentino, de uma sorveteria localizada na rua Goiás, as vendas entre dezembro e janeiro aumentam cerca de 30%. Para Flávio Pessoni, que vende água de coco na praça Matriz, em dias quentes as vendas também aumentam em 30%.
“Agora começamos a ter movimento, porque esquentou. Nesses dias, passam cerca de 100 pessoas por dia para comprar a água de coco. Percebemos o movimento maior também em dias próximos aos pagamentos”, explicou o vendedor Flávio Pessoni.
Nos próximos dias, as temperaturas permanecem elevadas e devem variar entre 22 ºC e 37 ºC. De acordo com os radares meteorológicos do IPMet/UNESP, instalados em Bauru e Presidente Prudente, hoje, o tempo segue com predomínio de sol durante a manhã e, a partir da tarde, a nebulosidade aumenta, sendo que podem ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas.
A última chuva registrada em Votuporanga foi no dia 18, em que o Instituto Agronômico de Campinas marcou 0,3 mm. Neste ano, já choveu 180,1 mm na cidade.
Com as altas temperaturas, as recomendações para a população são ingerir bastante líquido; ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; evitar o sol entre às 10h e 15h; usar protetor solar; e abusar de chapéus, bonés e óculos. (Colaborou Gabriele Reginaldo)