O número de meninos é maior que o de meninas; no total, foram realizados 1.658 partos no hospital de Votuporanga
Foram realizados 276 partos normais em 2017 na Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga (Foto: Divulgação/Santa Casa de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um levantamento realizado
pela Santa Casa de Mise
ricórdia de Votuporanga, a pedido do A Cidade, aponta que em 2017 nasceram quase 1.700 bebês no hospital. O número de meninos é maior que o de meninas.
Segundo dados da Santa Casa, nasceram 1.674 bebês em Votuporanga em 2017. No total, foram 1.658 partos realizados, sendo que 1.382 foram cesarianas. Nasceram 864 meninos e 810 meninas durante todo o ano.
De acordo com o hospital, a Maternidade da Santa Casa é referência para o município e região, com toda a estrutura necessária para assistência a mamãe e bebê, inclusive com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Na maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), são 14 leitos, sendo que oito deles tratam-se de alojamento conjunto (quando mãe e recém-nascimento permanecem juntos, fortalecendo ainda mais a relação afetiva) e 16 leitos na Ala José Delgado (convênios e particulares).
Incentivando o parto normal humanizado, o hospital explicou que tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para este atendimento. “Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária”.
A instituição destaca que a equipe é multidisciplinar para atendimento a grávidas, para assisti-las em todos os aspectos clínicos e psicológicos. “Esses profissionais passam por capacitações frequentemente, sendo, inclusive, no momento, qualificados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima infância”.
Um diferencial apontado pela Santa Casa é a atuação da doula, inclusive em partos do SUS, profissional que orienta e assiste a nova mãe no procedimento. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e físico.
A instituição também realiza, em parceria com SanSaúde, o Encontro de Famílias Grávidas quinzenalmente. A proposta é reunir as gestantes e seus familiares para palestras, orientando os participantes quanto aos cuidados com recém-nascidos e promovendo uma relação ainda maior da gestante com o hospital. As atividades são gratuitas.
Perguntada se a maternidade precisa de melhorias, a direção do hospital respondeu que mesmo com a estrutura diferenciada e preparada para o momento de nascimento, a Santa Casa tem como objetivo a busca constante na melhoria dos seus serviços. Na área da maternidade, acrescentou, o hospital está pleiteando credenciamento para reconhecer a instituição como referência em gestação de alto risco. “A conquista garantirá verbas para nossos atendimentos da maternidade, que serão revertidas em investimentos no setor, beneficiando ainda mais as pacientes”, concluiu.