Os atendimentos foram realizados por meio de ligações de orientações, meios próprios, USB, USA e ambulâncias da região que a unidade atende
O SAMU de Votuporanga está localizado na rua Antônio Murasse, 2.720, no Parque Saúde (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, de Votuporanga, atendeu 36.161 ocorrências ao longo do ano passado. Os atendimentos foram realizados por meio de ligações de orientações, meios próprios (quando a vítima se dirige ao atendimento por conta própria), Unidade de Suporte Básico (USB), Unidade de Suporte Avançado (USA) e ambulâncias de origem de mais 17 municípios que o local dá suporte.
De acordo com dados da Santa Casa de Votuporanga, a unidade é composta por 38 profissionais entre telefonistas, operadores de rádio, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médico regulador, médico da Unidade de Suporte Avançado, coordenador médico, auxiliar de limpeza, coordenador administrativo, motoristas, além dos socorristas. Os profissionais trabalham na unidade em escala.
As ocorrências mais registradas são mal-estar, dispneia (falta de ar), quedas do estado geral (pacientes acamados), quedas da própria altura e acidentes de trânsito.
A coordenadora administrativa do SAMU de Votuporanga, Isaura Felix, ressaltou a importância do serviço disponível na cidade. “Melhoria e eficácia no atendimento das ocorrências de naturezas clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas e pediátricas, mediante pronto atendimento das ocorrências por equipe qualificada. Regulação das portas de entrada dos serviços de referência em Urgência e Emergência, possibilitando que cada atendimento seja feito em locais de acordo com a sua complexidade”, explicou.
Ela ainda disse que diversas dificuldades são encontradas pelas equipes no dia-a-dia. “Dificuldade de obtenção de dados sobre o local da ocorrência, devido ao desespero e à falta de paciência do solicitante; informação incorreta sobre o que está ocorrendo no local e dificuldade de deslocamento da viatura no trânsito da cidade, pois alguns motoristas não dão preferência para as viaturas”, afirmou Isaura Felix.
Trotes
A coordenadora administrativa alertou a população sobre os trotes que são feitos por indivíduos. No ano passado, foram registrados nove trotes de janeiro a dezembro. “Como em todo serviço de utilidade pública e de Urgências e Emergência, o SAMU de nossa cidade também recebe ligações nesse sentido. Essas chamadas são totalmente prejudiciais ao serviço, pois desloca uma viatura de emergência para um lugar que não há ocorrência alguma, quando no mesmo instante há outras pessoas que realmente necessitam deste atendimento e acabam sofrendo consequências sérias devido essa irresponsabilidade”, afirmou Isaura Felix.
O SAMU de Votuporanga “Dr. Miguel Gerosa” está localizado na Antônio Murasse, no Parque Saúde. O serviço também atende pelo 192.