Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os números incluem qualquer tipo de comércio, como ambulantes, feirantes e MEI
Desde o início deste ano, foram abertos estabelecimentos comerciais de vários segmentos (Foto: Érika Chausson/A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Nos últimos tempos, é comum notar em Votuporanga a abertura de novos empreendimentos comerciais, o que resulta na movimentação econômica do comércio local. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ao A Cidade, desde o início deste ano foram abertos 204 estabelecimentos comerciais.
Os dados ainda apontam que em 31 de dezembro do ano passado, o município possuía 2.988 estabelecimentos. Estes empreendimentos são relacionados a qualquer tipo de estabelecimento comercial, inclusive ambulantes, feirantes e MEI (Microempreendedor individual).
Conforme o secretário da pasta, Flávio Piacenti Júnior, os números são referentes aos estabelecimentos que constam no cadastro da Prefeitura, que é dinâmico. Isto significa que os dados apontam todo tipo de comércio, tendo ou não um espaço físico. As empresas que encerraram as atividades e não formalizaram na Prefeitura também constam como existentes
Para o representante da Secretaria, é muito importante a abertura de novos estabelecimentos em Votuporanga, uma vez que gera “nova vagas de emprego, contribuição na geração de renda e consolidação do município de sua condição de polo regional”, falou Flávio.
O jornal A Cidade também questionou a Associação Comercial de Votuporanga (ACV) sobre o crescimento do comércio local. O presidente da entidade, Valdeci Merlotti, ressaltou que existe o estímulo para o crescimento, buscando alternativas para fomentar a economia do setor.
“A abertura de novos estabelecimentos é sempre muito comemorada por nossa entidade, que possui ferramentas que ajudam no dia a dia desses negócios. O comércio é uma importante força para o desenvolvimento econômico e social do município”, finalizou.
Abertura
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Júnior, explicou que para abrir uma empresa é necessário se certificar que o local é permitido para aquele estabelecimento. Após concluir esta etapa, o candidato deve solicitar a Certidão de Uso de Solo na Secretaria de Planejamento e posteriormente consultar a viabilidade por meio do sistema Via Rápida Empresa, integrado com a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
No caso do MEI deve se dirigir a Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “De posse da Certidão emitida pela Secretaria de Planejamento, o empreendedor deve procurar um escritório de contabilidade que providenciará a sua formalização através do Portal do Via Rápida Empresa/Jucesp”, finalizou o secretário.