De acordo com a Prefeitura, a frota do Transporte Público de Votuporanga foi totalmente renovada e entregue no último mês
Moradores reclamaram que os ônibus do transporte público coletivo estão sem cortinas em Votuporanga (Foto: Arquivo Pessoal)
Da redação
Os moradores que utilizam os transportes públicos de Votuporanga reclamam que mesmo com os ônibus novos os problemas continuam.
A moradora Maria, de 60 anos – que pediu para seu sobrenome não ser colocado na matéria –, contou que depende do transporte público e que ainda encontra dificuldades quando precisa do serviço. “Agora que os ônibus são novos está ótimo, mas os micro-ônibus vieram sem cortinas, as janelas são panorâmicas, os vidros são abertos, mas não tem nenhuma proteção para tampar do sol”.
Segundo ela, a empresa responsável pelos ônibus já prometeu várias mudanças e uma delas são os aparelhos de ar condicionados. Além de não ter cortinas, acrescentou, não possui nenhuma ventilação para os idosos e também crianças que circulam ali. “É um calor insuportável, porque não temos aonde se abrigar do sol”, disse a moradora.
A mulher lembrou que a Prefeitura fez os abrigos dos ônibus, porém os bancos não ficam abrigados, então eles ficam quentes quando pegam sol e molham quando chove. “A maioria dos pontos de ônibus são abertos, não tem uma sombra e foram mal projetados. Não tem como as pessoas se protegeram do sol e também da chuva”, comentou.
Conforme ela, no ponto da Praça da Matriz, por exemplo, os ônibus ficam todos no sol. O que mais a preocupa são os idosos que precisam esperar o motorista liberar a catraca mesmo tendo o uso do cartão de idoso. “Os idosos são obrigados a esperar o no sol ou na chuva o motorista subir na circular para liberar a catraca para eles; se eles já possuem o cartão de idoso porque não liberam automaticamente?”, questionou Maria.
O A Cidade entrou em contato com a empresa responsável pelo transporte público da cidade, e em nota ela respondeu que referente às cortinas o fato ocorreu por equívoco da montadora na qual as cortinas não foram colocadas, porém a empresa se compromete em instalá-las em 15 dias. Sobre o ar-condicionado, a empresa comenta que não houve a promessa. “O processo licitatório em que a Expresso Itamarati participou e foi ganhadora não havia exigência deste item. Esclareça-se ainda que não era exigida a disponibilização de veículos novos, todavia a empresa trocou todos os veículos por modelos 0 km”, contou.
A Prefeitura de Votuporanga informou que a frota do Transporte Público da cidade foi totalmente renovada e entregue no último mês. “No total, são 10 novos ônibus 0 km que oferecem um serviço de melhor qualidade para atender a população, com acessibilidade e GPS para fiscalização do serviço prestado via Secretaria de Trânsito”, informou a Prefeitura.
A Prefeitura garantiu que em breve o Terminal Central Urbano, localizado próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida, terá um painel com a previsão de chegada e partida dos ônibus, idêntico aos de aeroportos. “Vale salientar que Votuporanga é uma das poucas cidades que subsidia o valor da passagem do Transporte Público, por meio do Transporte Cidadão, que tem como objetivo incentivar o uso do transporte público na cidade. Para usuários que possuem o cartão do programa, a Prefeitura de Votuporanga reduz o valor do bilhete em R$ 1. Dessa forma, a tarifa normal de R$ 4,15 reduz para R$ 3,15 com o Transporte Cidadão”, contou o Executivo.
Interessados em adquirir o cartão do Programa Transporte Cidadão devem comparecer ao escritório da concessionária responsável pelo serviço no município, localizado na rua São Paulo, 3611, no Centro, com RG e CPF em mãos, para retirar gratuitamente a primeira via do passe.
(Colaborou: Lígia Ruiz)