Segundo a Saev Ambiental, o plantio pode ser feito pelo Disque Árvore, doação de mudas, reflorestamento e plantio de compensação
Após a solicitação, o morador pode escolher a árvore entre as opções de mudas disponíveis (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Os últimos dias foram marcados pelas altas temperaturas e umidade relativa do ar baixa. Uma das soluções para amenizar o calor e amenizar a condição respiratória é o plantio de árvores. Em Votuporanga, de janeiro a agosto deste ano, foram plantadas 6.374 árvores na cidade.
Segundo informações da Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente, a Saev Ambiental, o plantio foi realizado por meio do Disque Árvore, doações de mudas, reflorestamento e plantio de compensação.
Ao jornal A Cidade, a autarquia ainda informou que comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento, já que foram plantadas 3.107 árvores. Os dados do Placar da Árvore mostram que de janeiro de 2017 a 16 de setembro deste ano, foram plantadas no município 41.104 árvores.
Além de melhorar a umidade relativa do ar, as árvores ainda amenizam o calor, uma vez que a população pode se esconder do sol nas sombras produzidas pela arborização. Conforme a Saev Ambiental, ainda serão plantadas novas árvores na cidade.
Outra ação desenvolvida pela autarquia para minimizar os efeitos do período de estiagem, é a “limpeza das represas municipais por meio do programa “Represa mais limpa”; e aumento da barragem da represa municipal para que suba o espelho d’água e tenha mais água armazenada”.
Disque Árvore
Para ajudar na arborização e diminuir a umidade baixa do ar, a população votuporanguense também pode solicitar o plantio em sua residência por meio do programa.
O morador deve entrar em contato com a Saev Ambiental e fazer a solicitação. A partir disto, é gerada uma Ordem de Serviço (OS) na qual constam as informações pessoais do interessado, também é feita uma análise por um engenheiro agrônomo sobre a fiação elétrica no local para a escolha adequada da espécie. Por fim, o munícipe escolhe entre as opções fornecidas, faz o agendamento e uma equipe da autarquia realiza o deslocamento da muda, a abertura do quadro e o plantio.
“Ao todo são oferecidas sete opções de mudas para o plantio em frente às casas, comércios e indústrias, sendo duas de porte pequeno para o lado que possui a rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de porte médio para o lado sem a rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos”, explicou.
Interessados podem entrar em contato com a Saev Ambiental por meio do 0800 770 1950 ou 3405-9195 e pelo Atendimento Pessoal, na rua Pernambuco, nº 4313 das 8h às 16h.