Além dos números positivos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, 13 casos ainda estão em investigação
Em outubro, a ação será voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A preocupação com o Sarampo tem sido constante em todo o país, uma vez que os casos positivos da doença aumentam a cada dia. Em Votuporanga a situação é a mesma que em diversas cidades, os números confirmados avançam e, até o momento, já foram confirmados sete casos positivos.
Além destes casos, a Prefeitura Municipal de Votuporanga informou que existem 13 casos que estão em investigação, ou seja, esses casos passaram por exames e podem ou não serem confirmados positivamente. No ano passado, houve um caso suspeito, porém o mesmo foi descartado.
A Secretaria Municipal de Saúde disse ao jornal A Cidade que como prevenção a doença estão sendo realizados ações de conscientização, como envio de informes de orientação em relação à atualização da caderneta de vacinação contra sarampo para os pais e profissionais da Educação.
“Foi realizado atualização da Carteirinha de Vacinação em todo município no dia 31 de agosto, além da capacitação de profissionais de saúde atuantes da rede Municipal (Unidades de Saúde, Hospitais e Pronto-Atendimento) e orientações feitas à população através das Unidades de Saúde”, explicou.
O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual monitora a circulação do vírus. Este ano, até o momento, 5.139 casos foram confirmados em São Paulo, sendo que, desses, 56,3% se concentram na capital, onde foram contabilizados 2.897 casos.
Campanha
Votuporanga participará da Campanha de Vacinação contra o Sarampo da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Entre os dias 7 a 25 de outubro, a ação será voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.
No dia 19 de outubro, haverá o “Dia D”, com todas as Unidades de Saúde abertas das 8h às 18h. Durante a campanha, os técnicos das Unidades avaliarão a situação vacinal de cada paciente para a aplicação da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade. A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.
Sintomas do Sarampo
Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.