Nesta fase, a vacinação é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos; Prefeitura reforça alerta para imunização
Em novembro, será realizada a segunda fase da campanha, focada nos jovens de 20 a 29 anos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Desde o dia 7 de outubro é realizado a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de prevenir o contágio. Em Votuporanga, a primeira etapa da ação encerra nesta sexta-feira com 16 casos positivos e 13 que aguardam o resultado de exame, segundo a Secretaria Municipal da Saúde ao jornal A Cidade.
No ano passado, foi registrado um caso suspeito, que não foi confirmado. Em 2017, não foi registrado nenhum caso da doença. Vale ressaltar que o sarampo estava erradicado no país, porém voltou a ser registrado novamente em grande parte dos municípios.
A Secretaria Municipal da Saúde está participando da primeira etapa da campanha e alerta sobre a vacinação como forma de prevenção. Para prevenir o avanço da doença na cidade, a pasta intensificou as vacinas de rotina contra o sarampo, que seria a tríplice viral, em todas as Unidades de Saúde
Nesta primeira etapa, a Campanha é voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Conforme a Prefeitura de Votuporanga, no último dia 19 foi promovido o “Dia D’, com todas as Unidades de Saúde abertas das 8h às 17h. Durante a campanha, os técnicos das Unidades avaliam a situação vacinal de cada paciente para a aplicação da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
A pasta ainda disse que a aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença. O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.
Conforme o Governo do Estado, neste ano, 13 pessoas já morreram no estado em decorrência de complicações causadas pelo sarampo. Até o momento, houve 7.591 casos da doença confirmados laboratorialmente e 2.177 casos confirmados pelo critério clínico-epidemiológico.
Do dia 18 ao dia 30 de novembro, será realizada a segunda fase da campanha, focada nos jovens de 20 a 29 anos, que poderão receber a vacina tríplice (sarampo, rubéola e caxumba) ou a dupla (sarampo e rubéola).
Sintomas do Sarampo
Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.