A chuva e o vento, ocorridos na tarde desta segunda-feira, provocaram quedas de árvores, alagamentos, muros, entre outros problemas
Chuva causa estragos em diversos locais de Votuporanga (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Depois de tantos dias de temperaturas altas e sem resquícios de pingos d’agua, a população de Votuporanga teve uma tarde de grandes preocupações. É que por volta das 15h50, iniciou uma chuva acompanhada de ventos fortes que promoveram grandes estragos na cidade e se prolongaram até o fim da tarde desta segunda-feira.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Votuporanga ao jornal A Cidade, durante este período, foram registradas aproximadamente 50 ocorrências relacionadas a chuva. Em diversas localidades do município, como bairro Pozzobon, São Cosme, Comerciários, Pacaembu, entre outros, foram registradas quedas de árvores.
Dentre essas ocorrências, houve registros de quedas de árvores em vias públicas, em rodovias, muros, carros, fios de energia. Além disso, a chuva da tarde de ontem também causou alagamentos nos pontos já conhecidos, quedas de fios energizados, quedas de muros e estruturas de lojas.
Outro caso de queda de árvores ocorreu na rua Santo Valdemar Della Rovere, no bairro Boa Vista II, onde o vento arrancou uma árvore que caiu sob a via pública. O Corpo de Bombeiros também atendeu uma ocorrência de queda de árvore na Concha Acústica, no centro da cidade e no Festival Literário de Votuporanga (Fliv).
Uma árvore também foi arrancada e caiu sob um automóvel na rua João da Cruz Oliveira. Por conta do temporal, uma estrutura metálica caiu sob um veículo que estava estacionado em via pública, próximo ao Assary Clube de Campo.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, os moradores entraram em contato por meio do telefone de emergência informando os estragos causados pela chuva, no entanto, apesar da situação, não houve registros de vítimas.
Defesa Civil
O jornal A Cidade entrou em contato com a Defesa Civil de Votuporanga e foi informado que uma equipe esteve mobilizada durante todo temporal para atender as ocorrências, no entanto, não há como contabilizar os estragos.
Fliv
A organização do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2019 informou que não foi registrado nenhum acidente envolvendo visitantes no Parque da Cultura. Parte da estrutura, no entanto, foi atingida pela tempestade desta tarde e alguns galpões montados ao ar livre ficaram destruídos, assim como algumas árvores arrancadas. A Defesa Civil e os Bombeiros estiveram no local avaliando a situação ao redor do Parque.
Vale destacar que nenhum dano foi registrado na estrutura do prédio central onde está o Centro de Informações Culturais e Turísticas contendo o auditório, cinema, biblioteca e museu e também no espaço das Livrarias e Editoras.
Segundo a assessoria, a programação do Fliv está mantida, apenas com algumas alterações previstas para os galpões externos. Enquanto as equipes fazem os reparos necessários nos espaços atingidos pela tempestade, as atividades ficarão concentradas no prédio do Centro de Informações Culturais e Turísticas (do lado). As livrarias e editoras manterão seus atendimentos, normalmente, no salão da avenida Ângelo Bimbato.
Região
O temporal da tarde desta segunda-feira também atingiu cidades da região de Votuporanga, como Cosmorama, Sebastianópolis do Sul e Valentim Gentil. Ao jornal A Cidade, a Defesa Civil de Valentim Gentil informou que choveu “em torno de 45 mm em questão de 35 a 50 minutos de chuva acompanhada de fortes ventos. Tiveram dois carros arrastados sem vítimas e cinco árvores caídas sobre via pública”.