Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/autismo-profissionais-da-futura-ressaltam-importancia-de-identificar-os-primeiros-sinais-n75584 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Autismo: profissionais da FUTURA ressaltam importância de identificar os primeiros sinais
O Gestor de Políticas Acadêmicas, Tiago Moreno Lopes Roberto e a coordenadora Elimeire de Oliveira, falaram sobre o diagnóstico do transtorno
No mês que garante a Conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), o Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade FUTURA, Tiago Moreno Lopes Roberto e a coordenadora Elimeire de Oliveira, estiveram na Cidade FM para um bate-papo sobre o assunto e ressaltaram a importância da identificação dos primeiros sinais.
Em entrevista, Tiago falou que muitas vezes o pedagogo pode observar esses sinais até melhor do que a própria família da criança. Ele explica que existem algumas características nas fases do desenvolvimento que podem indicar a presença do TEA, como a ausência de expressões faciais, baixo contato ocular e ausência de sorriso aos seis meses.
A falta de troca comunicativa e a impossibilidade de verbalizar aos nove meses também podem ser sinais do transtorno. “O tratamento precoce pode ser fundamental para o desenvolvimento da criança autista, e ele destaca que não há cura, mas sim tratamento. Entre as formas de cuidado, estão a terapia com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta”, disse ele.
Tiago destaca ainda a prática da ciência da ABA (Análise do Comportamento), indicada pela Organização Mundial da Saúde para quem tem desenvolvimento atípico. Essa prática é aplicada, inclusive, na Faculdade FUTURA.
Durante o bate-papo, Elimeire Alves de Oliveira, pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da instituição, destaca que o profissional tem um papel fundamental na inclusão do aluno autista na sala de aula regular, já que é um especialista em aprendizagem e pode reconhecer as dificuldades individuais de cada aluno, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões.
“O pedagogo tem um papel de grande relevância para o desenvolvimento do aluno autista em diversos aspectos, como físico, psicológico, intelectual, social, uma vez que ele é considerado um especialista em aprendizagem e pode reconhecer as dificuldades individuais de cada aluno e formas de superar ou minimizar essas dificuldades, promovendo atividades diferenciadas e específicas, de forma a promover a sua inclusão na sala de aula regular”, relatou Elimeire.
A lei garante a inclusão do aluno autista preferencialmente na rede regular de ensino, e por isso é essencial que o pedagogo esteja preparado para essa realidade de sala de aula inclusiva.
Elimeire explica que na matriz curricular do curso de Pedagogia da FUTURA são oferecidas disciplinas como Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Conteúdo e Metodologia da Educação Inclusiva, que tratam sobre o neurodesenvolvimento e metodologias de trabalho diferenciado com alunos da educação especial, incluindo o aluno autista. Além disso, são oferecidas atividades de extensão que abordam a temática.
Evento A FUTURA também está participando de um dos principais eventos sobre autismo da região, o "I Simpósio Abril Life Blue". A iniciativa, que acontece em comemoração ao mês de conscientização sobre o TEA é realizada pelo Instituto da Vida no Shopping Iguatemi desde segunda-feira e segue até o próximo dia 28.
Diante da grande relevância do tema, a FUTURA não poderia ficar de fora e abraçou o evento. Tiago, que além de gestor da Instituição de Ensino, também é psicólogo e professor-mestre, é um dos organizadores e também palestrantes do Simpósio ao lado de renomados palestrantes pesquisadores sobre o transtorno do espectro autista.
"A parceria com o Instituto da Vida vem agregar aos nossos alunos e corpo docente em relação às inovações que o instituto tem proporcionado para nossa região, destaca-se pelo alto nível de capacitação e qualidade no atendimento da população com (TEA)", disse o Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade FUTURA. Tiago ressaltou ainda sobre os métodos inovadores que o instituto tem promovido, como por exemplo, a sala de estímulos/sala de inteligência artificial. "A semana de conscientização sobre TEA vem contribuir com a formação pedagógica dos nossos futuros alunos, capacitando para inclusão pedagógica no âmbito da educação e do seu desenvolvimento como um todo", completou.
O Gestor da FUTURA reforçou que o evento trará novos horizontes e ferramentas para atuação dos profissionais da educação e saúde, disseminando conhecimento sobre as práticas de sucesso em apoio à quebra de paradigmas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/autismo-profissionais-da-futura-ressaltam-importancia-de-identificar-os-primeiros-sinais-n75584
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco