Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/carla-albertoni-fala-do-papel-do-psicologo-na-vida-do-tea-n75396 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Carla Albertoni fala do papel do psicólogo na vida do TEA
Abril é o mês de conscientização do autismo e a psicologia tem um papel importante durante o tratamento de portadores do transtorno
A psicóloga, Carla Albertoni, de Votuporanga, falou sobre a importância da especialidade na vida do autista (Foto: Divulgação)
O mês de abril começa de forma especial para aqueles que estão na luta pela qualidade de vida das pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista), em específico no dia 2, quando se celebra no mundo todo a conscientização sobre o transtorno. É nesse clima de informação e percepção, que a psicóloga e especialista em autismo e método ABA, de Votuporanga, Carla Albertoni, fala sobre a importância de um acompanhamento profissional na vida de um autista.
A psicologia desempenha um papel fundamental no tratamento e na vida do indivíduo autista. “Por meio dela, é possível entender as necessidades, habilidades e limitações do autista e desenvolver estratégias para melhorar sua qualidade de vida”, explica a profissional.
Carla explica que os indivíduos autistas podem apresentar desafios em diversas áreas da vida, como na comunicação, interação social e comportamento.
“Um psicólogo especializado em autismo pode trabalhar com o indivíduo autista para desenvolver habilidades sociais, comunicativas e emocionais, que são fundamentais para sua integração e inclusão na sociedade”, completou.
Além disso, ela explica que a psicologia pode ajudar os pais e cuidadores a entenderem melhor as necessidades e limitações do indivíduo autista, e a desenvolverem estratégias para lidar com desafios específicos do autismo.
“Os pais e cuidadores também podem receber suporte emocional e orientação para lidar com o estresse e as dificuldades do cuidado de um indivíduo autista”, disse ela também.
Carla finaliza reforçando o recado de que o psicólogo pode ajudar o portador de TEA em seu bem-estar e qualidade de vida, bem como para seus familiares e cuidadores. “Através de intervenções psicológicas adequadas, é possível melhorar as habilidades sociais e emocionais do autista, e facilitar sua inclusão na sociedade”, finalizou.
Carla Albertoni Mariano Psicóloga Pedagoga Especialidade em psicopedagogia Especialidade em autismo Pós Graduada em método ABA Pós Graduada em método Denver
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/carla-albertoni-fala-do-papel-do-psicologo-na-vida-do-tea-n75396
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco