Cidade
Especial 8 de Agosto | Francisco Vilar Horta: o primeiro representante dos votuporanguenses
A avenida Francisco Vilar Horta, situada no bairro Patrimônio Novo, é um testemunho silencioso da influência e legado de seu “xará”
publicado em 08/08/2024
Apesar de pouco tempo, Francisco Vilar Horta foi o primeiro prefeito nomeado da cidade (Foto: Arquivo)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
As ruas de Votuporanga carregam histórias densas e ricas, entrelaçadas com as vidas de figuras marcantes que pavimentaram o progresso da cidade. De trabalhadores incansáveis a líderes visionários, cada nome de rua, avenida ou praça conta um capítulo do desenvolvimento local. A avenida Francisco Vilar Horta, situada no bairro Patrimônio Novo, é um testemunho silencioso da influência e legado de seu “xará”.
Francisco Vilar Horta não foi apenas um cidadão de Votuporanga, ele foi o primeiro a representar oficialmente os votuporanguenses como prefeito nomeado. Nascido em 14 de janeiro de 1899, na pequena cidade de Japaratuba, no Sergipe, Vilar Horta traçou uma trajetória que o levou a se tornar uma figura central na história política de Votuporanga.
Em 1926, Francisco Vilar Horta casou-se com Alice de Almeida Silvares. Após o casamento, o casal se mudou para Américo de Campos, onde Horta foi nomeado escrivão do Cartório de Registro Civil. Um cargo que ele exerceu com dedicação até o fim de sua vida em 1965. Sua vida, no entanto, ganharia novos rumos ao longo dos anos.
Nomeação com Getúlio Vargas
Na tarde do dia 8 de dezembro de 1944, no histórico salão de honra do Palácio dos Campos Elíseos, Vilar Horta foi diplomado como prefeito de Votuporanga na presença de figuras ilustres como o Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, e o Interventor Federal em São Paulo, dr. Fernando Costa. Foi um momento de grande importância, onde Horta foi encarregado de instalar o Município e a Comarca de Votuporanga.
A posse ocorreu em 1° de janeiro de 1945, numa cerimônia na sede do Aeroclube, hoje Alameda Padre Edmur (Cine Votuporanga). Sua gestão, embora breve, foi um período de intensa atividade e organização, preparando a cidade para um futuro promissor. Em 13 de agosto de 1945, Francisco Vilar Horta foi exonerado a pedido, passando o bastão para João Gonçalves Leite.
A vida de Vilar Horta encerrou-se em 2 de outubro de 1965, deixando um legado de progresso e organização. Ele foi sepultado no cemitério São João Batista, em Américo de Campos, mas sua memória perdura nas ruas e na história de Votuporanga.
Hoje, a avenida Francisco Vilar Horta não é apenas uma via movimentada e cheia de vida, mas também um lembrete de uma história.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/08/especial-8-de-agosto-francisco-vilar-horta-o-primeiro-representante-dos-votuporanguenses-n81354