Cidade
Especial 8 de Agosto | Padre Silvio Roberto e seu legado que deixa saudades em Votuporanga
O sacerdote, sempre lembrado pelo seu carisma, determinação e fé, é sempre lembrado com carinho e gratidão pelos fiéis da cidade
publicado em 08/08/2024
Padre Silvio Roberto, com sua figura carismática e determinação, transformou a paisagem espiritual e comunitária de Votuporanga (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Padre Silvio Roberto, com sua figura carismática e determinação, transformou a paisagem espiritual e comunitária de Votuporanga ao longo de 34 anos de dedicação incansável. Sua história, repleta de aventuras e reviravoltas, começou aos 14 anos quando entrou no seminário de Rio Preto, onde permaneceu até 1973.
Cursando filosofia em São Carlos e posteriormente se aventurando em São Paulo, Padre Silvio explorou caminhos inesperados. Trabalhou na TV Tupi no Miss Brasil e em uma loja chique na Augusta. Logo na sequência um caça talentos o encontrou, e nessa andança acabou indo para Milão, participou do Movimento dos Focolares, onde, entre desfiles e shows, completou cursos de teologia e se formou em psicologia.
Em junho de 1976 ele voltou para o seminário e foi ordenado a sacerdote no dia 27 de julho de 1978. Logo em seguida foi mandado para Votuporanga para fundar a paróquia Santa Luzia.
Os primeiros tempos foram desafiadores para o jovem padre. A paróquia situava-se em uma área ainda pouco habitada. A casa que alugou carecia de móveis básicos; suas roupas eram penduradas em um arame que ele mesmo instalou no quarto. Sem carro, percorria a cidade a pé, conhecendo a comunidade e disseminando a fé. Ao longo de mais de três décadas, Padre Silvio desenvolveu cerca de 70 projetos, desde a fundação de outras cinco paróquias até trabalhos sociais com crianças, jovens, adultos, idosos, pobres e até misses.
"Padre Silvio chegou em setembro de 1978 a Votuporanga. Era uma paróquia recém-formada com apenas um pequeno grupo de catequistas trabalhando. Nós vimos um padre jovem, bonito, sorridente e acolhedor. O que tínhamos para oferecer era uma paróquia sem casa paroquial, sem salas de catequese ou de reunião", relembra um membro da comunidade.
Sob sua liderança, a Paróquia Santa Luzia floresceu, gerando novas paróquias como a Santa Joana e a Senhor Bom Jesus, além de capelas em Parisi, Santos Reis, Nossa Senhora da Paz, São Francisco e Santa Clara. A paróquia não apenas cresceu em número de fiéis, mas também se tornou um centro de apoio e esperança para muitos.
Padre Silvio Roberto deixa um legado imenso. Sua jornada, marcada por única de espiritualidade, tocou incontáveis vidas. Em Votuporanga, seu nome será sempre lembrado com carinho e gratidão.
Ele faleceu no dia 7 de fevereiro de 2023, vítima de complicações de um câncer, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Rio Preto. O sacerdote foi sepultado no dia 8 de fevereiro, ao lado de sua mãe (um de seus últimos desejos), no Cemitério Municipal da cidade. Antes disso, centenas de pessoas passaram por seu velório na Paróquia Santa Luzia.
O dia foi marcado por homenagens, o que mostrou o quanto Padre Silvio era querido. Dezenas de coroas de flores foram enviadas por empresas, familiares e amigos dos mais variados setores da sociedade, enquanto uma longa fila se formava pelo corredor da igreja para o último adeus.
As honrarias não partiram apenas dos fiéis católicos e pessoas que cresceram na fé com o auxílio do sacerdote, mas também de lideranças políticas e até de outras religiões. Tanto a Prefeitura, por meio do prefeito Jorge Seba (PSDB), quanto a Câmara Municipal, representada por seu presidente, Daniel David (MDB), além de demais vereadores, participaram de uma homenagem póstuma ao lado de familiares.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/08/especial-8-de-agosto-padre-silvio-roberto-e-seu-legado-que-deixa-saudades-em-votuporanga-n81349