É a Humanidade, através da Unesco, órgão da ONU, quem define o que deve e o que não deve ser preservado para todos. E o melhor, o Brasil é um verdadeiro celeiro de cidades patrimônios, ricas em histórias e lugares maravilhosos para se conhecer. O Brasil tem muitos patrimônios tombados pela Unesco e outros tantos que mereceriam, mas ainda não foram.
A cidade de Goiás, ou Goiás Velho, como também é chamada, guarda um patrimônio arquitetônico e cultural dos mais ricos do país. Tanto que, em 2001, o centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Suas ruas tranquilas mantêm o calçamento original de pedras e os prédios históricos do Século XVIII mostram uma arquitetura colonial em que prevalece a simplicidade com poucas influências do barroco. Entre suas manifestações culturais destaque para a Semana Santa, em especial para a Procissão do Fogaréu, que recebe visitantes de todo o país. A cidade também é muito conhecida pela poetisa Cora Coralina. Sua casa se tornou um museu bastante visitado. Para quem gosta de visitar belas igrejas, a cidade de Goiás é o local certo. Possui, ainda, opções de cachoeiras e rios para os visitantes se refrescarem. Uma opção é a Cachoeira das Andorinhas.
Outra cidade patrimônio do Brasil é São Luís, capital do Estado do Maranhão, que fica na ilha de mesmo nome. Foi fundada em 1612 pelos franceses, que tinham a intenção de criar a “França Equinocial”. No entanto, pouco tempo depois eram expulsos pelos holandeses. Em 1615, os portugueses passaram a controlar definitivamente o território.
A cidade guarda também um singular patrimônio cultural. São preservadas tradicionais manifestações folclóricas, que têm raízes nas heranças deixadas pelos povos formadores da população maranhense: africanos, portugueses e índios.
Talvez uma das cidades patrimônio mais visitadas por turistas do mundo inteiro é Salvador, a capital baiana. A herança étnica e cultural africana, mais marcante em Salvador do que em qualquer outra capital do país, envolve a cidade em clima de alegria e magia. Para além de Salvador, caminhos encantados, como a Linha Verde e a Rota do Descobrimento, conduzem a praias belíssimas, muita história, muita aventura e, sempre, muita festa.
O Estado de Minas Gerais é um belo exemplo de cidades patrimônio. São inúmeros municípios que podem ser exploradas pelos turistas. É claro que a mais conhecida é Ouro Preto.
A origem de Ouro Preto está na descoberta de enormes quantidades de ouro nos séculos XVII e XVIII, o que gerou um dos mais importantes episódios da nossa história – a Inconfidência Mineira. Caminhar pelo calçamento de pedra das ladeiras de Ouro Preto é fazer uma viagem no espaço e no tempo. Pode-se visitar o palácio das autoridades e as casas que pertenciam aos inconfidentes, entrar nas igrejas barrocas ornadas com ouro e imagens esculpidas por importantes artistas da época, como o Aleijadinho, e reconhecer os costumes de seus antigos moradores nos objetos expostos nos museus. E para quem gosta de natureza, existem áreas como o Parque Estadual do Itacolomi e numerosas cachoeiras nos arredores.
Já no centro do território brasileiro, está um das cidades mais originais do mundo, Brasília. Criada pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurada em 1960, a capital federal é um dos poucos projetos urbanos modernistas que saíram das pranchetas para se tornarem realidade. Os principais órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocupam prédios desenhados por arquitetos de renome internacional, dentre os quais se destaca Oscar Niemeyer.
Mas Brasília não é apenas uma grande exposição de arquitetura arrojada, o que lhe valeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. As construções estão inseridas em imensos jardins e há parques, como o Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília.