Objetivo da campanha é atualizar as carteirinhas de vacinação com os ‘imunizantes de rotina’, conforme explicou a enfermeira Danieli Fortili
Outubro é o mês para os pais e responsáveis levarem suas crianças e adolescentes às unidades de saúde para atualizar suas carteirinhas (Fotos: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Outubro é o mês para os pais e responsáveis levarem suas crianças e adolescentes (de zero a 14 anos) às unidades de saúde de Votuporanga para atualizar suas carteirinhas de vacinação com os “imunizantes de rotina”. É o que disse a enfermeira Danieli Fortili, do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde.
Para isso, a Pasta realiza uma campanha de multivacinação para o público dessa faixa etária. “O objetivo dessa campanha de vacinação é atualizar a carteirinha do adolescente e da criança. Então aqueles que estiverem com alguma vacina atrasada ou em idade oportuna para receber a vacina do calendário estadual de imunização, é o momento de atualizar”, disse a enfermeira.
Vacinas disponíveis
Danieli explicou que todas as unidades de saúde da cidade têm uma série de imunizantes que poderão ser aplicadas nas crianças e adolescentes.
Para as crianças, a enfermeira disse que as unidades de saúde oferecem a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche; contra a hepatite B; pneumonia; meningite tipo C para bebês, febre amarela; e tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
Já para os adolescentes, Danieli disse que, além da vacina contra hepatite B, tétano, febre amarela e sarampo, as unidades têm a vacina meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos), que protege contra a meningite desse tipo; e a vacina contra o HPV, para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
“É o momento do pai e a mãe levarem a carteirinha [dos seus filhos] lá na Sala de Vacina em qualquer Unidade de Saúde de Votuporanga, que tem todas essas vacinas disponíveis. Levem lá que a vacinadora vai avaliar se tem alguma vacina para ele [seu filho] receber”, reforçou a enfermeira.
Vacinados contra Covid
No caso dos adolescentes de 12 a 14 anos que já foram vacinados contra a Covid, a enfermeira Danieli ressaltou que o intervalo de 14 dias para eles receberem as demais vacinas no plano estadual de imunização não é mais necessário.
“Nós estávamos vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos, então nessa faixa etária de 12 a 14 anos entra o adolescente para a campanha de multivacinação. Se, por ventura, ele recebeu a vacina da Covid há poucos dias ou no mesmo dia mesmo, ele pode receber qualquer [outra] vacina do nosso calendário estadual de imunização, as vacinas de rotina, sem nenhum intervalo. Na nova nota técnica, a Secretaria Estadual da Saúde retirou esse intervalo, juntamente ao Ministério da Saúde”, explicou a enfermeira.
Dia V
Recentemente, o governo estadual realizou um “Dia V” de vacinação contra a Covid. No dia 16 deste mês, outro “Dia V” está programado, mas, desta vez, será voltado à campanha de multivacinação de crianças e adolescentes.
“Neste dia, todas as unidades de saúde e consultórios municipais de Votuporanga vão estar abertos das 8h às 17h, para receber os pais, as crianças e adolescentes de zero a 14 anos para ver a carteira de vacinação. Se estiver com alguma vacina em atraso ou já em idade oportuna para receber aquela vacina, é o momento de levar para poder atualizar”, disse Danieli.
A ideia dessa espécie de plantão de vacinação, conforme explicou a enfermeira, é oferecer mais uma oportunidade para os pais e responsáveis que não têm tempo de levarem seus filhos às unidades de saúde durante a semana para atualizarem as carteirinhas de vacinação.
“A gente não pode descuidar porque se deixar cair alguma cobertura vacinal de um determinado imunizante, tem o risco dessa doença reaparecer. Por exemplo, o surto de febre amarela dois anos atrás; surto de sarampo, que ainda tem casos positivos no estado de São Paulo. São doenças que temos vacinas para prevenir”, finalizou a enfermeira.