Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2022/07/vacinacao-contra-o-sarampo-nao-atinge-nem-metade-de-meta-em-votuporanga-n73505 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Vacinação contra o sarampo não atinge nem metade de meta em Votuporanga
Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que apenas 48% do público-alvo foi vacinado
A Secretaria Municipal da Saúde segue com a vacinação de crianças contra o Sarampo em todas as unidades de saúde (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (18) um comunicado alertando sobre a baixa adesão à vacinação contra o sarampo. Em todo o Brasil, apenas 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022 e em Votuporanga não tem sido diferente. Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que apenas 48% do público-alvo foi vacinado até o momento no município.
A proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola. Como é uma vacina incluída no calendário de rotina, as Unidades de Saúde continuam aplicando as doses nas crianças, de acordo com as idades previstas pelo calendário, e também nos profissionais de saúde.
A baixa adesão à vacina pode estar associada ao fato do município não registrar nenhum caso da doença desde 2020, quando duas crianças testaram positivo para doença. A aparente calmaria, no entanto, não deve afastar a população do imunizante, principalmente porque em 2019 a cidade enfrentou um pequeno surto, quando 58 casos foram notificados e 25 foram confirmados.
Uma das consequências da queda da vacinação é o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde, em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por vias aéreas. Ele pode deixar sequelas por toda a vida ou até levar à morte.
A vacina A tríplice viral é geralmente aplicada em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2022/07/vacinacao-contra-o-sarampo-nao-atinge-nem-metade-de-meta-em-votuporanga-n73505
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco