Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga realiza hoje a quarta edição do Leilão de Gado. O evento será no Tatersal do Recinto de Exposições Presidente Costa ae Silva, a partir das 11 horas.
A diretora de eventos, Márcia Gianotti, contou que serão leiloados 90 animais doados pela comunidade, como bezerra, ovelha, carneiro e leitoa. "Mas a grande maioria é gado", revelou.
Além dos animais, serão leiloados móveis. "Teremos o bazar de artesanato e churrasco", emendou.
Mais de 40 pessoas entre a diretoria da associação e voluntários irão trabalhar no evento. A arrecadação será para construção de uma cozinha terapêutica, duas salas de artesanato e um almoxarifado. "Precisamos de uma cozinha terapêutica para os nossos alunos utilizarem. Os cômodos para artesanato serão para as mães que fazem bordado para o bazar. Já existe um quartinho para elas, mas é tudo apertado. O almoxarifado surgiu da necessidade de não termos mais lugar para guardar os materiais", afirmou.
Márcia explicou que a demanda aumenta a cada ano. "No final deste ano, cinco estudantes ingressaram na instituição. Para o nosso público, é muito. Hoje temos 142 alunos, mas até o começo de 2011, chegaremos a 150. Não temos a terminalidade. Quando a criança tem condições de se formar, encaminhamos para a rede pública como maneira de inserí-los. Mas atendemos de todas as idades", destacou.
A diretora disse que foi aprovada uma lei para que os maiores de 30 anos fossem excluídos da educação. "Quem tem que pagar os gastos com este aluno é a Assistência Social ou a Saúde. Vamos continuar com eles, mas precisamos de dinheiro", complementou.
Ela enfatizou que a Apae recebe verbas do governo, o que corresponde a 60% dos gastos mensais. "A outra parte buscamos recuperar em telemarketing e em promoções maiores", disse.
Promoções como o Jantar Árabe, realizado no dia 16 de outubro. O evento reuniu
aproximadamente 700 pessoas no Ville Hotel Gramadão, com muita música. O jantar rendeu R$ 31.560 para a Apae. "Com o dinheiro, faremos reforma e adequação nas salas de aula, de artes e também nos banheiros", disse.
A Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votuporanga realizou em 1ª Assembléia Geral no dia 16 de outubro de 1972 no Centro do Professorado Paulista. Iniciado os trabalhos foi escolhido o Sr. Rui Massuya para exercer a presidência provisória e o Sr. João Martins para desempenhar a função de secretário.
È uma entidade beneficente sem fins lucrativos e tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços, apoio à família, direcionado à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.
O termo “excepcional” é integrado de maneira a incluir crianças, adolescentes e adultos que apresentam segundo a Associação Americana de Deficiência Intelectual (AAIDD), antiga Associação Americana de Retardo Mental.
Definindo: Deficiência é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual da pessoa, seu comportamento adaptativo, habilidades práticas, sociais e conceituais. A deficiência intelectual também ser associada a outras deficiências (visual, auditiva, física) como também aos transtornos globais do desenvolvimento.
Leia na íntegra a versão online