Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
As roupas vermelhas que enfeitaram as vitrines no período natalino, aos poucos foram substituídas pelo branco, tradicionalmente utilizada na virada de ano e simboliza a paz. As infinidades de cores e tendências do mundo da moda parecem que ficam nulas quando o assunto é réveillon. Embora ainda possam ser vistas vitrines com cores quentes para a virada do Ano Novo e, principalmente, para o verão, a maioria dos consumidores ainda prefere o branco para a data.
O hábito de vestir branco na virada de ano vem do candomblé. O branco é a cor da roupa de Oxalá, divindade equivalente a Jesus Cristo no sincretismo. Mas também há muitos significados para a cor como equilíbrio, ajuda no controle dos próprios sentimentos e no bem-estar de relacionamentos em qualquer âmbito, pessoal ou profissional.
Talvez toda esta simbologia seja um bom argumento para tamanha procura por peças brancas. A pequena empresária Lúcia Helena Gonzales, que possui confecções de moda feminina, contou que sua linha de produção foi mais voltada para o branco. "Nesta época, é inevitável. A maioria das pessoas opta por roupas para a virada", disse, em entrevista ao jornal A Cidade.
Se as indústrias confeccionam mais vestuário branco, as lojas também ficam lotadas com roupas da cor. "Sempre compramos mais estoque de branco. Já coloquei mais e a procura continua. Isso porque investi mais do que no ano passado", disse a proprietária da loja Crioula Brasil, Tatiani Dante Pedroso, que admitiu que há poucas peças disponíveis.
Tatiani contou que 80% de seus clientes buscam pelo branco para o réveillon. "Existem outras cores que saem bastante como prata e dourado. Mas, com certeza, o branco ainda lidera", emendou.
As mulheres ainda preferem também os vestidos. "A maioria quer vestido curto, tomara-que- caia ou de um ombro só. Bandage também são procurados, mas em menor quantidade porque elas têm medo de branco ser transparente e preferem soltinhos. Para as que vão para ranchos ou praias, a preferência é short", explicou.
A empresária destacou que hoje em dia, os consumidores tentam aliar beleza com esteriótipo.
"Elas colocam no corpo e analisam se as deixam confortáveis. As mulheres estão antenadas com moda, mas preocupadas principalmente em valorizar o corpo. Antigamente tudo o que estava na moda, usavam", enfatizou.
Tatiani indicou outras cores que estão na moda como rosé e nude. "O nosso clima é bem tropical e com o verão as cores flúor, bem coloridas estão em alta. O coral vem com tudo", contou.
Uma nova aposta é nas estampas de bichos. "Agora além dos tradicionais marrom, preto e branco, originalmente de oncinha ou de zebra, elas vêm com rosa, azul, trazendo ainda mais tons", finalizou.
Festa
Com que roupa eu vou?
As festas de fim de ano estão chegando, e aí surge a famosa pergunta: com que roupa eu vou? Para não errar, use a abuse da peça-chave da estação vestidos que podem ser longos, curtos, estampados e até com um certo brilho, mas lembre-se, tudo muito leve para ficar confortável. Já o réveillon é impossível não falarmos do branco, a união de forças pela paz nessa data é algo muito tradicional. No entanto, não tenha medo de apostar em peças alegres e coloridas que através das cores carregam consigo o seu significado. Identifique a cor que tem a ver com o seu desejo de ano novo e utilize em uma de suas peças.
Mais uma vez não esqueça do conforto, mas lembre-se da sofisticação do Ano Novo. Peças com paetê como blusas e vestidos são uma boa opção. Para os pés abuse do salto ou opte por rasteirinhas com detalhes em strass que não deixam o brilho dessa noite de lado.
Cássia Luiza Pavam é estilista
Leia na íntegra a versão online