Andressa Aoki
andressa@aciadevotuporanga.com.br
O corpo bronzeado é um dos principais desejos das mulheres no verão. É só começar o calor que praias e piscinas ficam lotadas de pessoas expostas ao sol em busca de uma pele morena.
A dermatologista Ana Paula Marthos concedeu entrevista ao jornal A Cidade e garantiu: o bronzeado precisa ser conquistado gradativamente e com o uso do filtro solar. "A pessoa que quer ficar bronzeada precisa se expor lentamente, gradativamente para que tenha a cor de pele morena de forma uniforme e dourada. É indispensável o uso do protetor solar, de acordo com o seu tipo de pele e recomendado por um especialista", afirmou Ana Paula. Além disso, é aconselhável usar hidratante, ingerir bastante líquido e reaplicar o filtro solar de duas em duas
horas.
Ela destacou que o índice de raio ultravioleta na região chega ao seu máximo, o que torna o filtro solar obrigatório, além de roupa e chapéu adequadas. "Hoje com o buraco na camada de ozônio, o raio ultravioleta chega com maior intensidade na Terra. O horário não recomendado para a exposição ao sol, das 10 às 16 horas, não existe mais.O sol logo pela manhã pode ocasionar queimadura, insolação em curto prazo. A médio prazo, pode provocar rugas, manchas e até câncer de pele", emendou.
A dermatologista pediu atenção com relação ao protetor solar. "Ele deve estar armazenado em ambiente fresco", complementou. A data de validade também é importante verificar. Para aquelas mulheres que querem soluções rápidas de bronzeamento, o procedimento a jato pode ser a solução. Para lançar mão desses artifícios e ainda conquistar uma cor bonita – sem manchas ou aspecto alaranjado –, cuidados básicos são necessários. Hidratar a pele com frequência é recomendável, pois proporciona um efeito mais duradouro ao produto, de até 15
dias.
Os autobronzeadores possuem efeito gradativo e devem ser aplicados como um creme por 'todo corpo, assim como o Jet Bronze, procedimento em spray que requer uma máquina auxiliar durante a aplicação. Ambos possuem a substância dihidroxiacetona (DHA) como princípio ativo, que estimula a produção de melanina e proporciona o efeito bronzeado. "A jato é um autobronzeador, de uso externo. Ele acarreta uma manutenção e aplicação uniforme", alertou a dermatologista.
É importante que o corpo esteja limpo, sem hidratante e que a cliente tome banho somente após 4 horas da aplicação. O preço varia entre R$80 e R$120, e o resultado pode ser notado após algumas horas.
Os nutricosméticos também podem dar uma forcinha. Os suplementos em cápsulas compostos de betacaroteno e vitamina E são destinados a regenerar a pele ressecada e prometem uma hidratação intensa, o que evita descamações. “Se tiver componente derivado de betacaroteno, ele vai acentuar a sua cor e pigmentação e auxiliar na tonalidade”, esclareceu.
Proibição das câmaras de bronzeamento continua!
Desde 2009, as máquinas de bronzeamento estão proibidas no Brasil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou essa atitude após a comprovação dos riscos pela radiação ultravioleta para uso estético. Algumas clínicas entraram com liminar e ainda atendem.
"É uma grande quantidade de irradiação em curto espaço de tempo. Se tiver alguma lesão ou pinta, o uso da câmara artificial acelera o processo", finalizou Ana Paula.
Leia na íntegra a versão online