Colaboradora do jornal A Cidade, Julieta Pires, deu dicas do que preparar para a ceia de Natal
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Natal já é esta semana e se você for preparar a ceia tem que deixar tudo ajeitado para que não fique pesado no dia. A ceia é o momento em que todos os entes queridos se reúnem em grande confraternização para celebrar a alegria familiar, comemorar as alegrias e as conquistas do ano de trabalho e dedicação.
Para ajudar as donas-de-casa, algumas dicas são preciosas. É preciso pensar no que servirá para os convidados e fazer as compras antecipadamente. Separe toalha, guardanapos, enfeites de mesa e copos. Tempere as carnes com antecedência e asse no dia já pela manhã já que algumas delas são bem demoradas. E atambém não se esqueça das sobremesas e frutas. É preciso ficar atento também os vinhos, champanhes, refrigerantes, sucos e água a vontade.
Mas se você não tem ainda ideia do que fazer para a ceia, o jornal A Cidade procurou a sua colaboradora de receitas e expert na cozinha, Julieta Pires de Oliveira. Para ela, a ceia está democrática. "Tem vários tipos. Aquelas pessoas que fazem peru, tender, outras que preferem bacalhau com arroz. Pernil e lombo também são excelentes opções", disse.
O pernil que ser temperado (se não optar por comprá-lo temperado) com pelo menos um dia de antecedência para que pegue bem o gosto. O peru, chester e tender são mais fáceis, pois você só precisa de algumas coisas simples e depois é só colocar no forno no dia.
Todas estas carnes precisam de um arroz que as acompanhe que pode ser a grega, com passas ou um risoto de amêndoas. Uma farofa é sempre bem vinda e pode ser a receita que você mais gostar.
Dona Julieta frisou que para aqueles que estão pensando em um prato econômico, frango pode ser uma alternativa. "Faço uma receita com coxa e sobrecoxa que eu passo na água e deixo por uma hora. Você mergulha na maionese e no creme de cebola e leva para assar. Fica uma delícia", sugeriu. A cozinheira ressaltou que para o Natal é importante as entradas e as sobremesas.
Leia na íntegra a versão online