Especialistas destacam que é importante que os consumidores não se "enforquem" em crediário
Da Redação
É muito comum as pessoas se deixarem levar pelo sentido emocional da ocasião e pelas promoções tentadoras das lojas. Depois amargam as contas nos primeiros meses do ano. Siga as dicas a seguir e boas compras. Especialistas destacam que é importante que os consumidores não se "enforquem" em crediário, ou com cheque pré-datado, ou no cartão de crédito, somente para satisfazer o desejo de seu filho. Caso ele queira um presente que no momento não cabe no orçamento, explique-lhe com calma e carinho a situação. É muito bom ele começar a entender que muitas vezes a vida tem suas dificuldades. Ele poderá escolher outro presente que se encaixe melhor no seu planejamento.
O décimo terceiro também merece atenção. Procure não "torrar" todo o décimo terceiro salário ou férias ou qualquer bonificação de final de ano. Talvez você possa colocar alguma coisa na poupança. Não devemos gastar só porque recebemos dinheiro extra.
É válido lembrar que os presentes mais preciosos não podem ser comprados com dinheiro, como por exemplo, amor, compromissos de fidelidade, apoio, amizade. Escreva um cartão, carta, diga pessoalmente uma palavra de amor e de esperança .
Para estar mais focado e de olho nos gastos, antes de sair para as compras, faça uma lista com nomes, presentes e preços. Calcule o custo total. Este custo cabe dentro do seu orçamento? Decida quanto você pode ou deve gastar por presente neste Natal. Depois disso você pode sair às compras! E evite cair na tentação de comprar algo que não está na sua lista para aproveitar o preço.
Cuidado com o cartão de crédito! Lembre-se de que nos meses de janeiro e fevereiro existem muitas despesas extras, devido às férias escolares, matrículas, livros etc. Não empurre para lá os gastos de final de ano! Analise com cuidado os seus desejos. Você não será menos feliz por não satisfazer todos eles. O décimo terceiro e bonificações servem também para saldar dívidas que porventura existam. Organize o seu orçamento familiar.
E abuse do clima natalino e não deixe de ajudar pelo menos uma família neste Natal. Sempre é possível dividir alguma coisa com alguém e procure ensinar isso a seus filhos.
Leia na íntegra a versão online