Os radicais livres são os maiores vilões que se tem notícia quando o assunto é longevidade e pele bonita. E eles estão aí, "atacando" dia e noite, assim o seu efeito parece inevitável, eles envelhecem as células e abrem as portas para as doenças, para as rugas, para a flacidez etc etc O tempo passa para todos e vai deixando as suas marcas, mas bem que podemos retardar um pouco o efeito disso ficando de olho no que colocamos no prato.
Uma das regras principais é que quanto mais colorido, melhor. Os nutricionistas aconselham que se consuma diariamente três a quatro porções de frutas e vegetais, uma porção de leguminosas, duas porções de carne magra; quatro de caboidratos (preferencialmente integrais) e pouca gordura saudável. As porções têm o tamanho de uma mão fechada.
Optar por pratos bem coloridos garante o consumo de vitaminas e minerais. Por exemplo, alimentos amarelos, vermelhos e alaranjados são ricos em vitamina A e do complexo B; os verdes tem vitaminas C e E; os brancos, D; e os roxos, vitamina K.
As calorias dos alimentos também são "fontes de preocupação", mas cuidado para não cair numa dieta sem critérios que deixará o corpo magro, mas os cabelos e a pele sem viço porque afetaram a saúde do corpo. Outro erro muito comum é pular as refeições na ilusão de que deixando de comer, perderá peso mais rápido, quando o que acontece nestes casos é o cérebro mandar uma mensagem para diminuir o gasto energético uma vez que o cérebro entende que está faltando alimentos. Daí o metabolismo se torna mais lento e o tão esperado emagrecimento não acontece. O ideal é fazer seis refeições ao dia, fracionando os alimentos e nunca deixando o estômago com fome.
O consumo de sal deve ser bem dosado: o ideal é consumir 6 gramas de sal diariamente. Quer uma dica, prepare as refeições sem sal. Na hora de comer, salpique o sal em quantidade dosada - no caso 1 grama cada refeição - e para isso use os pequenos saches disponíveis nos supermercados. Nada de ter aquele vidrão cheio do qual você usa e abusa na hora de preparar as refeições. O sal em demasia retém os líquidos, tem efeito cumulativo e acaba provocando hipertensão.
Garanta a beleza dos cabelos, do rosto e do corpo fazendo escolhas saudáveis. O começo da reeducação alimentar é difícil, o ideal talvez seja buscar a orientação de nutricionista que vai elaborar um cardápio de acordo com a sua necessidade.
Quanto às guloseimas, consuma apenas uma vez por semana e, pouco a pouco, vá eliminando de vez o hábito substituindo por alternativas mais saudáveis. Seja criativa e invista em você. O seu corpo agradecerá.
Leia na íntegra a versão online