A sensação do verão tem um nome. Espadrilhas, conhecem? Elas são releituras das antigas sandálias usadas pelos soldados espanhóis durante a Guerra Civil que ocorreu no países europeus durante os anos 30.
Muita gente acredita que a origem desse modelo é francesa – talvez por culpa do nome mais usado para descrevê-lo: espadrilles. A verdade é que a ideia de trançar espartos (um tipo de planta que se assemelha à palha) nasceu na Espanha, que até hoje permanece como o principal produtor do modelo.
Não foi à toa que o estilista Christian Louboutin foi procurar os fornecedores espanhóis para assim poder criar suas diferentes plataformas para sua coleção de verão 2011.
E foi Christian que deu o primeiro passo e outros tantos estilistas foram na carona, criando cada um, um estilo diferente de Espadrilha. Há diferentes tipos, você as pode encontrar mais básicas sem salto algum, como pode encontrá-las com saltos ou então com detalhes que, se entrelaçam nas pernas.
Para combinar este tipo de sandália é preciso alguns cuidados. Caso opte para modelos que prendem o tornozelo, é aconselhável uma perna mais fina para que não “achate”o visual.
Combine as plataformas com vestidinhos de estampa liberty ou de poá (bolinhas), fica mais delicado. A sandália também vão muito bem com jeans, aproveite a onda da mistura jeans + jeans para colocar um elemento rústico nos pés. Para deixar moderno, uma sugestão é usá-la com calça jeans boyfriend e uma blusinha mais justa. Saias de cintura alta e macaquinhos são uma ótima opção nesse verão também.
A espadrilha só não combina com roupas formais e com inverno. Então, esqueçam o look todo de alfaiataria. O ar despretensiodo e casual é o que mais combina com essa estação.
Marc Jacobs e Stella McCartney fizeram suas versões para o verão 2010. Por aqui, Maria Bonita Extra, New Order e Isabela Capeto, Schutz entre outras colocaram as anabelas trançadas nas passarelas e consequentemente nas vitrines.
Leia na íntegra a versão online