Comunidade da Igreja Santos Reis participa de missa hoje, às 19h30; em seguida haverá a III Noite do Pastel
Da Redação
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites.
A Comunidade de Igreja Santos Reis está com uma programação diferenciada para a data. Depois do tríduo realizado nos dias 3, 4 e 5, o padre Silvio Roberto dos Santos celebrará uma missa hoje, a partir das 19h30. Em seguida, será realizada a III Noite do Pastel, com show de prêmios. Para encerrar as festividades, amanhã, no sábado e nos dias 14 e 15, acontecerão as quermesses, às 19h30.
Na tradição cristã, os Três Reis Magos são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do Oriente" para venerar Cristo, "nascido Rei dos Judeus".
Belchior, Baltazar e Gaspar não seriam necessariamente reis mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso até a região onde nascera Jesus. Até que os magos chegassem ao local aonde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2,10). Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. O ouro pode representar a realeza (além da providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobre ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamentos desde o
Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário e de Turim encontraram estes produtos.
Diferentes opiniões
A tradicional crença de que Jesus foi visitado quando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há os que acreditam que Jesus já possuía certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebê quando recebeu a visita: a tradução para o texto de Mt 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino" e não um recém-nascido. O texto também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura. O fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como
contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre e não parte dos presentes que supostamente já teria ganhado, já que na visita, ela por meio do seu filho, ganhou ouro e outros itens valiosos.
Prêmios para a comunidade
Durante a III Noite do Pastel, a Igreja Santos Reis sorteará vários prêmios para a comunidade. Entre eles, estão uma motocicleta, uma bicicleta, um DVD, um microondas e um aparelho de telefone celular. Para concorrer, os interessados terão que adquirir uma cartela que custa R$ 10 para ajudar nos trabalhos sociais da Igreja.
Leia na íntegra a versão online