Andressa Aoki
O Centro de Convenções será lugar para um encontro cultural "Memórias de um
votuporanguense Antoninho Rapassi", na próxima quarta-feira, às 19h30. O evento é organizado por Esmeraldina Reis, Gustavo Rapassi, Luciano de Carvalho, Michel Lagoin e Renata Saraiva e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.
Em visita ao jornal A Cidade, Gustavo explicou que Antoninho é de Votuporanga. "Ele não mora mais na cidade, mas inicia um ciclo de eventos e palestras que irá convidar as pessoas que gostam de Votuporanga e que têm história para contar", disse. Esmeraldina ressaltou que o objetivo é fazer uma homenagem em vida para os cidadãos votuporanguenses.
O tema da palestra será "Votuporanga, 15 de setembro de 1955: Quando um dia altera o rumo de uma vida". "Ele era contar suas experiências e inclusive, sua participação no momento estudantil que foi bem intensa", afirmou Esmeraldina.
Michel ressaltou que o evento é um encontro. "Queremos a presença de pessoas de geração dele, que podem colaborar com detalhes na apresentação. Além também dos jovens para ter mais contato com a história da cidade", falou.
Ele enfatizou que o encontro também trará em suas próximas edições músicos, artistas plásticos e profissionais do teatro. "Estamos em busca de valorizar a cultura de todas as formas possíveis", emendou. A entrada é gratuita.
Antoninho Rapassi nasceu em 5 de dezembro de 1941, filho de Rinaldo e de Thereza Caselli Rapassi. É irmão de Paulo César Rapassi. Estudou até 1962 em Votuporanga. Transferiu-se para São Paulo. Ingressou na Escola de Sociologia e Politica em 1964, depois na Faculdade de História da PUC Campinas e finalmente na Faculdade de História da USP em 1967. Residiu em Brasília de 1970 a 1975, onde nasceram quatro filhos. Mudou-se para Americana em 1975 onde também teve mais quatro filhos. Há 34 anos dirige Americana Hotel.
Leia na íntegra a versão online