Segundo especialistas, as frieiras são muito comuns no inverno, pois quando os pés ficam úmidos
Dias quentes, é hora de mostrar os pés em belas sandálias, sejam elas de salto ou rasteirinha. Para isso, é preciso sanar qualquer problema como frieiras ou rachaduras e sentir a beleza em seus pés.
Segundo especialistas, as frieiras são muito comuns no inverno, pois quando os pés ficam úmidos, quentes e irritados, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele, sendo que os principais sintomas são coceira, ardência e descamação. A fim de prevenir, é preciso secar bem entre os dedos, usar meias de algodão evitando as sintéticas, pois não absorvem a umidade e colocar talco antifúngico nos sapatos.
Já a rachadura, especialmente nos calcanhares, é um problema comum dermatológico chamado de queratose. O resultado desse problema é o espessamento da camada mais externa da pele, pelo acúmulo de células mortas. As células do corpo, incluindo as da pele, estão constantemente se renovando pelo processo de divisão celular, amadurecem , morrem e são descartadas. O ciclo do processo dura 28 dias e, em algumas pessoas ele não se completa, pois não descarta as células mortas formando as terríveis rachaduras.
A queratose é mais comum na época do verão, pois a transpiração é maior e consequentemente colabora para desidratação e o ressecamento da pele. Para evitar essas rachaduras, é importante hidratarmos os pés e ficarmos atentos à presença de fungos e outros microorganismos, que se alimentam das células mortas.Os portadores de queratose devem consultar um dermatologista para diagnosticar a causa. Na maioria das vezes se resolve o problema hidratando os pés com pasta composta de uréia e queratolítico, que promoverá a esfoliação da área acometida. Por isso é que é importante usar cremes hidrantes específicos para os pés, pois muitas vezes o hidratante comum não consegue combater a queratose.
Vai aqui uma dica de ouro: uma vez por semana, ao sair do banho, passe uma pedra-pomes ou uma lixa própria nas zonas mais ásperas, a planta do pé e o calcanhar.Os movimentos devem ser retos e lentos, de baixo para cima ou da esquerda para direita.
Depois de alisar as zonas ásperas, aplique um creme próprio para a região, com os pés ainda úmidos para otimizar a absorção. Outro truque é aplicar o creme e colocar meias de algodão antes de dormir ou ainda envolver os pés em película aderente, colocar as meias de algodão e deixar o creme agir durante uma hora.
Leia na íntegra a versão online