Conhecida como a quinta maior cidade do mundo, a Paulicéia Desvairada é destino de migrantes
Da Redação
Uma cidade de todas as línguas e sotaques. De todos os credos e paladares. Uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo fervilha dia e noite. O município irá comemorar na próxima terça-feira, 457 anos de história.
Colina do campo de Piratininga sobre a qual, a pedido do padre jesuíta Manuel da Nóbrega, foram lançadas as bases de um colégio chamado São Paulo, ali foi rezada a primeira missa no dia 25 de janeiro de 1554. Dois anos mais tarde, inaugurava-se no local uma igreja construída de taipas.
No ano de 1560, vieram se instalar ao seu redor os moradores de Santo André da Borda do Campo, vila fundada serra acima em 1553 por João Ramalho. Nos arredores do Pátio do Colégio surgia uma nova cidade, deslocada do eixo litorâneo, onde seriam desenvolvidos, a partir de 1560, os produtos coloniais de exportação, principalmente o açúcar.
A partir de 1870, transformações profundas começaram a alterar o perfil da cidade. A implantação da Estação da Luz, em 1890, indicava não só o êxito da cultura cafeeira, mas um desenvolvimento efetivo da cidade. Da mesma forma, a construção do Viaduto do Chá, idealizado pelo francês Julio Martin, consolidou o crescimento da cidade em direção a oeste.
Anos depois, mais de 10 milhões de habitantes carregam muito mais do que sangue português, negro e índio. Tem também sangue italiano, judeu, japonês, árabe, alemão e de tantos outros povos. E acima de tudo tem pressa. O ritmo das máquinas do parque industrial ditou o slogan, que o paulista assimilou e cumpre ao pé da letra: "São Paulo não pode parar". Hoje, o ritmo ainda mais alucinado dos pregões da Bolsa de Valores, da incorporação de tecnologia de ponta na indústria e nos serviços e das inúmeras pesquisas realizadas em centros universitários
de excelência atestam que São Paulo não para.
Floresta de pedra salpicada por mais de 30 parques que somam 15 milhões de metros quadrados de área verde, São Paulo ostenta, em concreto, alguns dos grandes exemplos do que a criatividade e o engenho humanos podem produzir. Como o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, o Memorial da América Latina ou o complexo arquitetônico do centro da cidade, com seus prédios, pontes e viadutos.
Por sua importância na economia do Brasil, São Paulo abriga grande parte dos escritórios centrais de grandes empresas nacionais e internacionais e é referência obrigatória para os negócios. Mas você vai descobrir que a cidade é bem mais do que isso.
Considerado o "pulmão de São Paulo", o Parque Ibirapuera é um parque urbano densamente arborizado que os paulistanos utilizam para passeios e a prática de esportes. Abriga importantes espaços artísticos - o MAC, Museu de Arte Contemporânea e o MAM, Museu de Arte Moderna. Também a Oca, prédio criado por Oscar Niemeyer onde são realizadas grandes exposições, e o Pavilhão da Bienal de Arte de São Paulo.
Uma infinidade de bares dos mais variados tipos, com música ao vivo de diversas origens e ritmos ou tranquilos cafés para boas conversas, casas de shows com apresentações de artistas nacionais e internacionais, danceterias que recebem públicos de diferentes estilos fazem parte da movimentada noite paulistana que não descansa em nenhum dia da semana. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Bexiga e os Jardins são alguns dos bairros que concentram o agito.
Metrópole moderna, São Paulo dispõe de excelente estrutura, especialmente para turismo de negócios. Há hotéis das principais redes nacionais e internacionais, e eficientes serviços de comunicações e transporte. A cidade possui grande frota de helicópteros que utilizam helipontos localizados sobre prédios comerciais e hotéis. Dispõe de modernos centros de convenções, como o Anhembi, com salas de exposição, auditórios e anfiteatro, e complexos como o Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer.
São Paulo fica a 420 km do Rio de Janeiro e a 1020 km de Brasília. Voos para os principais centros de negócios e turismo do mundo partem do Aeroporto Internacional, a 30 km do centro. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, divide com o Internacional linhas domésticas para todas as regiões do País. Possui três grandes terminais rodoviários, com ônibus para cidades de todo o Brasil. Está ligada ao Rio de Janeiro por modernas rodovias.
Leia na íntegra a versão online