Da Redação
A Comissão do Carnaval 2011 de Votuporanga pleiteou ao poder público uma lei que regularize o Carnaval de rua. Segundo o presidente da Lesvo (Liga das Escolas de Samba de Votuporanga), Silvio Vieira, as escolas precisam de motivação e apoio para começar seus trabalhos para o próximo ano, no fim de cada carnaval. "Dependemos do poder público, de uma lei que defenda o carnaval para termos a certeza que ele existirá todo ano e não trabalharmos em vão" disse.
O pedido foi feito na noite da última quinta-feira durante o lançamento do Carnaval 2011 de Votuporanga, no Centro de Convenções.
O presidente da Liga apresentou todo o planejamento da tradicional festa mundial, que acontecerá em março. Os desfiles carnavalescos serão realizados na Avenida Vale do Sol no sábado e na segunda-feira, dias 5 e 7. O local foi escolhido com base em detalhes de engenharia. A pista é regular, tem 360 metros de extensão e a fiação pública tem altura suficiente para transitar os carros alegóricos.
No evento de quinta-feira, foi exibido um videodocumentário contando a história do carnaval de Votuporanga, seus idealizadores, componentes e fundadores das ecolas de samba da época.
A secretária de Educação Cultura e Turismo, Eliane Godoi, disse que o Carnaval de rua é um grande atrativo às famílias da comunidade, pois todos participam. Segundo Eliane, o carnaval do município tem procura de todas as idades, até
mesmo da velha guarda. "As mães confeccionam as fantasias e a mão-de-obra é toda recrutada na cidade. Não é meramente uma festa, mas é importante para o turismo, mesmo que temporário, o carnaval gera emprego e renda", defendeu a secretária que também salientou quanto à importância da volta do carnaval ser um resgate cultural. O prefeito Nasser Marão Filho falou sobre o incômodo que sentia com a falta do carnaval municipal. Desde a campanha política, resgatar o carnaval para a comunidade sempre foi um desejo. "A falta de uma opção popular me
incomodava muito, a comunidade não tinha acesso às festas. Criamos um carnaval de rua com trio elétrico, mas ainda ficou um vazio, a participação não foi a esperada, então acredito que a volta deste carnaval tradicional será de grande satisfação para a população votuporanguense", disse. Ele explicou ainda que a preocupação maior era com com a qualidade, o objetivo do resgate do Carnaval de rua é o crescimento gradativo, dar continuidade melhorando a cada ano.
Essa conquista, segundo Marão, é fruto do trabalho e planejamento para um carnaval profissionalizado. Destacou também que, acima da geração de renda, a festa proporciona o mais importante, que a população votuporanguense se divirta.
Estrutura
A Avenida Vale do Sol se tornará a passarela do samba, com o asfalto do desfile pintado de branco para que os detalhes possam ser vistos de longe com qualidade.
Para acomodar quem for prestigiar os desfiles, será montada uma arquibancada com capacidade para cinco mil pessoas.
A iluminação também será profissionalizada, com luzes brancas de máxima potência. Para a melhor qualidade, o desfile terá também equipamentos de som, tanto no começo quanto ao final da avenida, o som chegará com qualidade.
Personalidades
O carnavalesco Odacyr Martins, famoso mundialmente pelo tamanho de suas fantasias estará presente no Carnaval 2011 em Votuporanga. Ele que participa de um evento no Canadá em Toronto, o Brazilian Carnival Ball — um Carnaval fora de época. Lembrado por usar vestimentas carnavalescas chamativas pelo tamanho. As fantasias que custam cerca de R$ 30 mil chegar a medir 8 metros de
altura e 5 de altura. Também virá para abrilhantar a festa, em março, Maurício
Valente, proprietário da Decorfest, empresa especializada na confecção de fantasias e de carros alegóricos.
(Colaborou Vanessa Costalonga)
Leia na íntegra a versão online