O ganho excessivo de peso em pessoas que apresentam metabolismo lento está associado a diversos fatores
Da Redação
O hipotireoidismo ou metabolismo lento não é responsável pelo elevado ganho de peso. O ganho de peso observado estará entre 3 a 5 quilos e, normalmente, não há ganho de gordura corporal, mas acúmulo de líquidos no organismo, chamado de retenção hídrica.
O ganho excessivo de peso em pessoas que apresentam metabolismo lento está associado a diversos fatores, sendo principalmente aos hábitos alimentares não saudáveis como escolhas inadequadas e quantidades excessivas de alimentos.
A presença do hipotireoidismo, normalmente, não explica um ganho elevado de peso. Entende- se por elevado ganho de peso quando há o aumento de 10 quilos ou de 5 a 10% do peso corporal anterior do desenvolvimento da doença. Assim, se uma pessoa antes de receber o diagnóstico de hipotireoidismo pesava 70 kg, o aumento de 3,5 a 7,0 Kg já é considerado um ganho excessivo não explicado pela doença mas, provavelmente, por mudanças no hábito alimentar e/ou diminuição da atividade física.
A doença tem tratamento, e após a cura do hipotireoidismo, o peso deve voltar ao normal, pois o inchaço não será mais observado. Se o peso não voltar ao anterior, provavelmente, ele é decorrente do excesso alimentar.
Emagrecimento
Terminado o tratamento, o esforço que se observará para emagrecer deverá ser o mesmo que se tinha antes do desenvolvimento do hipotireoidismo. Deverão ser adotados hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis e adequados para que haja a eliminação de peso desejada.
Leia na íntegra a versão online