Da Redação
As mulheres do bairro Palmeiras I de Votuporanga têm oportunidade de aprendizagem, ocupação e geração de renda com cursos de artesanato gratuitos. As modalidades são pedraria, tricô e bordado. Foi pensando nisso que a gerente da Unidade de Saúde daquele bairro — "Dr. Rui Pedroso", Antonieta de Carvalho Barcelos (Tuna), cedeu o local para que fossem realizados cursos de artesanato do CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra).
O vereador José Carlos Leme de Oliveira que intermediou o projeto de extensão das aulas, estava presente na aula inaugural durante a tarde de ontem, e se mostrou satisfeito com a adesão da população. Segundo ele, o objetivo foi promover a integração naquela região. "Nós abraçamos a causa para estar perto desta população que gosta tanto deste trabalho. Queremos promover a integração na vida destas mulheres, mães e famílias e tranformar vidas com a geração de renda", disse o vereador. José Carlos disse ainda que são 12 entendidas filiadas em toda a cidade e 450 vagas para as aulas com professores capacitados.
Cerca de 30 mulheres de diversas idades já estavam inscritas e muitas queriam participar das aulas. Shirley Bueno Souza de 49 anos, é dona de casa e moradora do bairro. Ela contou que se inscreveu no curso porque nunca teve oportunidade de aprender alguma coisa. Já a dona Maria Zilda Moreira da Silva, de 48 anos, tem problemas de saúde que a impedem de trabalhar, então ela vê nas aulas uma possibilidade de ganho extra.
A adolescente de 15 anos, Paula Edielen Oliveira que também estava presente na aula inaugural, ela explicou porque se inscreveu no curso. "Para distrair um pouco a cabeça e porque sempre quis aprender alguma coisa" disse Paula.
Tuna deu as boas vindas às alunas após uma apresentação do Coral da Apae e, explicou a equipe do Jornal A Cidade que sentia que a população daquela região da cidade precisava de atenção e ocupação. "Por ser uma população mais carente e afastada do centro, nem sempre tinha condições de se deslocar aos locais", a gerente daquela unidade disse ainda que além de ser uma distração, as aulas de artesanato funcionam como terapia ocupacional. "Mente sã, corpo são", finalizou.
Leia na íntegra a versão online