Da Redação
O Clube da Cavalgada Brisas Suaves de Votuporanga realizou a primeira cavalgada na cidade no último domingo. O clube foi fundado por um grupo de amigos que tem a montaria como hobby e já está com 40 inscritos.
Os cavaleiros de Votuporanga participam de cavalgadas por toda a região. Este ano, Riolândia, Parisi e Fernandópolis já realizaram o evento.
De acordo com Wilson César Barbosa, conhecido como Pica-Pau, membro do clube, o evento teve adesão total dos membros do clube que trouxeram família e amigos somando quase 200 cavaleiros. Eles concluíram o percurso de 11 quilômetros entre perímetro urbano e rural, passaram pelas estradas de terra e voltaram ao ponto de partida que foi o Recinto de Exposições. O final foi marcado por um almoço com música sertaneja e sorteio de brindes.
Comitivas de toda a região estiveram presentes na festa. General Salgado foi representada pelas comitivas Rancho do Vaqueiro e Amigos da Tradição e o Clube da Cavalgada de Jales que também trouxeram seus animais para a cavalgada. Além de Riolândia, Simonsen, Parisi, Álvares Florence e Fernandópolis que marcaram presença na estreia votuporanguense.
O prefeito Nasser Marão Filho, lembrou a tradição e o resgate da cultura que a cavalgada faz.
"A iniciativa contribui culturamente para a cidade e também para fomentar o turismo", lembrou o prefeito, que a cavalgada atrai gente de toda a região movimentando a cidade.
Um dos idealizadores do evento, Telmo Zanon, salientou a importância da união do município para realização de eventos culturais. Satisfeito com o resultado positivo, ele garante que outras edições virão.
A universitária Geiseana Bim, 22 anos, monta desde os 6 anos de idade e é apaixonada por cavalos. "Meus cavalos são minha paixão, eu vivo por eles" diz sorrindo. A jovem votuporanguense reside atualmente em Fernandópolis, onde cursa o 4º ano de veterinária. Ela participa de cavalgadas há muito tempo e já perdeu a conta do número de eventos como este que esteve presente. Diariamente, ela monta e doma seus cavalos.
História
A Cavalgada é um passeio realizado por um grupo de cavaleiros e pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos ou para simples diversão, esse hábito é realizado por pessoas em todo o mundo.
As cavalgadas são hábitos herdados dos tempos dos tropeiros. Antigamente, quando não existia veículos automotivos, o único meio de transporte era o animal. Os tropeiros viajavam em cavalos e carros de boi, durante semanas para entregar boiadas e mantimentos. Os tropeiros guiavam seus cavalos pelas estradas dia e noite, mesmo assim, era sempre uma satisfação.
Antes das estradas de ferro, e muito antes dos caminhões, o comércio de mercadorias era feito por tropeiros, nas regiões onde não havia alternativas de navegação marítima ou fluvial para sua distribuição. As regiões interioranas, distantes do litoral, dependeram durante muito tempo desse meio de transporte por mulas
Alguns tropeiros que compravam tropas de animais para revendê-las, conhecidos como "tropeiro de bestas" que usava os animais, para além de vendê-los, transportar outros gêneros para o comércio nas várias vilas e cidades pelas quais passava.
O tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de idéias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil e de extrema importância para a economia.
Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil, onde paravam para descansar e assim seguir viagem.
Nos dias de hoje, as cavalgadas são realizadas pelo simples prazer de montar.
Leia na íntegra a versão online