Aposentado de Valentim é autor de livro de poemas que tem a venda revertida para Barretos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Um membro do Rotary Club de Valentim Gentil é exemplo em ajudar as pessoas. O aposentado Gilson de Souza Maia, de 77 anos, fez o livro Trovas Sem Pretensão, uma coletânea de poemas inéditos de sua autoria, e visa ajudar as crianças do Hospital do Câncer de Barretos.
O Rotary realizou um almoço italiano no último domingo, no Centro de Convivência, ao lado da Chopplândia, para apresentar a obra. O livro está sendo vendido a R$ 20 e toda a sua renda será revertida para a ala infantil do hospital. Gilson estava acompanhado de sua mulher, Rosa.
O prefeito Adilson Segura esteve presente no evento. Ele parabenizou Gilson pela
iniciativa de escrever um livro e de estar destinando a arrecadação a uma causa nobre. Mas não é apenas o aposentado que presta solidariedade no clube de serviço. O presidente do Rotary Club de Valentim Gentil, Adão Rodrigues, distribui os recursos arrecadados no estacionamento durante a Festa de Peão da cidade, realizada em maio.
Foram contempladas: o Fundo Social de Solidariedade, representado pelo vice-
prefeito, Padre Luiz de Souza e pela primeira dama, Rosalina Segura; Lar São Vicente de Paulo, representado pela Juliana; Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer, pela Sueli Dorigão e Casa da Sopa, pela Vera e Silvia. Os cheques são no valor de R$ 2.379,30, cada.
Adão agradeceu a colaboração de todas as pessoas durante o almoço e pediu a
contribuição na aquisição do livro. Duas atrizes fernandopolenses se apresentaram no evento, arrancando aplausos dos participantes.
O autor do livro explicou o nome da obra. "Minhas trovas não tem regra. Faço da
minha maneira. São chamas do coração e por isso o nome do livro é Trovas sem
pretensão", disse.
Quem fez o prefácio é o Luis Expedito, autor do livro Cela 310. "Vivemos em um
mundo onde as pessoas pouco manifestam seus sentimentos e muitos quando o faz demonstram, através dele, uma alma ressentida e intolerante. Mas, ao depararmos com esta obra, onde o autor por meio da trova revela um sentimento puro e repleto de pretensões nobres. Podemos ver com clareza que a vida, sempre valerá a pena, que sempre haverá alguém motivado pela fé, pelo amor e pela justiça", destacou.
O autor
Gilson de Souza Maia nasceu na Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, no dia 29 e abril de 1934. É filho de Gabriel Alves Maia e Augusta de Souza Maia. Tem dois filhos: Nilson e Paulo, um casal de netos Gabriel e Luiza e noras Vera e Ana Lúcia. Serventuário da Justiça, tendo exercido a profissão na capital de São Paulo, por aproximadamente 38 anos. É aposentado.