Nas passarelas, as principais apostas para o verão 2012 são referenciadas e indicadas para um verão colorido, (muito colorido) e quente. A tendência Colorblocking se confirmou nas passarelas, onde podíamos notar em diversos desfiles.
A junção de cores, inspiradas nos anos 80, é forte e positiva, o branco total, o mix de estampas, as listras divertidas, a pantalona, o couro e a cor laranja são fortíssimas também para toda a estação.
Os estilistas investiram e criaram suas coleções pra lá de modernas. Cito abaixo
alguns dos que considero, melhores em todo o SPFW.
André Lima trouxe o tema 'dance comigo' e apostou em muitos vestidos longos com grandes volumes nas costas, vestidos curtos com caudas flutuantes, tecidos bordados com paetês.
Já Alexandre Herchcovitch pareceu homenagear as princesas modernas que tem em Kate Middleton sua musa inspiradora, as formas eram ajustadas com a cintura
marcada e saias mais secas e/ou com pequenos franzidos; os decotes eram discretos, com alças largas ou fechados em decote careca, bem rente ao pescoço. Para o masculino, o estilista inspirado na caça e pesca, bem invernal no conjunto, com cara de uns dias nas montanhas. Teve um começo infantilizado, de macacões, paletós e bermudas estampados com um falso camuflado sobre um floral oriental de traço bem fino, bem rabiscada de pastilhas.
Já Ronaldo Fraga encerrou a semana de moda com um lindo desfile. Noel Rosa e os carnavais dos anos 1930 foram o tema da coleção do estilista. Para compor seu verão, Ronaldo fugiu da obviedade e fez todas as peças em branco e preto. Retomou como inspiração as fantasias mais comuns da época e trouxe para a passarela referências a uniformes de marinheiros, macacões e babados das roupas dos pierrôs apaixonados e faceirices de colombinas.
Sedas, linhos e tules transparentes, numa grande variedade de enfeites, brilhos,
bolinhas e bordados davam relevo e movimento aos modelos de saias, blusas e
vestidos curtos e longos. Talvez influenciado pela permissividade dos carnavais,
Ronaldo colocou em cena as modelos com roupas em transparências explícitas, que revelavam mais pele do que jamais se viu em seu normalmente púdicos desfiles.
O desfile terminou em guerra de confete, música e carnaval com as modelos e a
platéia dançando juntos. Um ótimo desfile e um lindo final para o SPFW.
O SPFW fez 15 anos de existência nesta estação. Foram 15 anos de serviço para a moda, que respondeu à altura, com certeza! A moda é democrática, é livre e destinada à todos que nela se adequam. Vale ressaltar que, você deve usar apenas aquilo que se sentirá bem, tenha estilo, tenha perfil. Essa com certeza é a maior e melhor moda que se possa existir!