Da Redação
A Prefeitura de Votuporanga está implantado nas escolas da rede municipal, o Projeto Menteinovadora da Mind Lab. O lançamento será nesta sexta-feira, às 16h30, no CEM (Centro de Educação Municipal) Deputado Narciso Pieroni, localizado na rua Itacolomi, nº 3095.
A implantação será gradativa, por ser um investimento feito com critérios técnicos e de responsabilidade, sendo que a ampliação do projeto para as demais escolas da rede municipal dependerá dos resultados positivos obtidos nessa fase que poderão ser medidos através do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e Prova Brasil.
O prefeito Nasser Marão Filho e a secretária municipal de Educação, Eliane Baltazar Godoi, participaram de vários encontros sobre o projeto em outras redes municipais e em escolas particulares da região, e acreditam que o sistema pode contribuir para o desenvolvimento de aptidões de pensamento e competências de vida. Nesta primeira fase serão atendidos 1105 alunos de três escolas: CEM - “Professora Anita Liévana Camargo", CEM “Professora Irma Pansani Marin" e CEM Deputado Narciso Pieroni.
Foram capacitados 55 professores em Votuporanga, que aprenderam uma metodologia de vanguarda, que os elevou ao nível de mediadores, coerentes com as diretrizes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) de “Aprender a aprender”. Apoiados por supervisões e constante capacitações, os professores passarão a desenvolver novas práticas eficazes para a formação integral do aluno, fortalecendo o vínculo com ele. Os pais interagem mais com os filhos por meio dos jogos e da mediação.
O projeto Menteinovadora foi desenvolvido para trabalhar com cada faixa etária. Ele atende as necessidades de cada período da criança, desenvolvendo habilidades cognitivas, como a de resolver problemas, planejar e tomar decisões, pensar de forma criativa; habilidades sociais, de como cooperar e colaborar, lidar com regras, trabalhar em equipe; habilidades emocionais, lidar com o ganhar e perder, autoconfiança, autoestima, responsabilidade e também ajuda a desenvolver habilidades éticas, ensinando a respeitar, tolerar e viver a diferença.
A metodologia nasceu em Israel, em 1994, e desde então, tem se espalhado pelo
mundo. O projeto chegou ao Brasil em 2006, sendo hoje aplicado em centenas de
instituições educativas, enriquecendo a vida de milhões de estudantes de 30 países, entre eles, EUA, Reino Unido, Coréia, Japão, Espanha, Hungria, Itália, Polônia, Israel, Turquia, México, Chile, Peru, Portugal e Brasil