Da Redação
O Atol Centro Cultural, espaço que receberá diversas manifestações artísticas, com inauguração prevista para setembro, lança nesta semana uma campanha para arrecadar bicicletas ergométricas fora do uso.
Yoná Brandão, estudante de arquitetura e uma das idealizadoras do Atol, explica que o projeto não é novo no Brasil, e ganha cada vez mais espaço. "Um dos exemplos é o Festival de Música SWU, realizado no ano passado em Itú-SP. Uma das atrações foi a roda gigante movida a pedaladas, com cinco bicicletas ergométricas adaptadas para gerar parte da energia para o brinquedo funcionar. Além disso o participante também podia carregar o celular enquanto pedalava. Também queremos incentivar a força coletiva para divulgar boas iniciativas, como a geração de energia limpa", explica. Para João Paulo, também idealizador do Atol, o objetivo é conseguir transformar a energia mecânica (muscular) gerada pelo usuário da bicicleta ergométrica em energia elétrica, por meio de um dínamo acoplado a um capacitor (armazenador de energia elétrica ou bateria).
Uma hora de pedaladas equivale à uma hora de televisão ligada, por exemplo. A
bicicleta gera aproximadamente 12 volts de eletricidade. Depois de inaugurado, o Atol implantará um programa de pontos para quem doar as bicicletas e também para quem pedalar. O tempo de pedalada será convertido em pontos, que poderão ser trocados por ingressos, descontos, entre outras ações.
Outro exemplo bem sucedido usando bicicletas para gerar energia, é de um cinema na capital da Lituânia, que está usando bicicletas ergométricas para gerar energia para seu projetor. Quem se dispõe a pedalar pode assistir ao filme de graça.
Os coordenadores cinema Pasaka, que significa Conto de Fadas, também são fãs de bicicletas, e decidiram unir as duas paixões para promover um estilo de vida mais sustentável.
Idealizado pelos jovens Yoná Brandão, Bruno Catallani, João Paulo Ferreira e Cibeli Moretti, o Centro Cultural Atol, é um espaço multiuso, que receberá em sua
programação exposições, espetáculos de teatro e dança, shows, oficinas, saraus, além de espaço para ensaio de grupos e bandas. Informações pelo telefone 9622-7727 ou pelo e-mail atolcultural@gmail.com.