Serão realizadas cavalgada e carreata que sairão desde a Santa Luzia até a Paróquia
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Paróquia São Cristovão de Votuporanga realiza, desde sábado, quermesses em
comemoração ao Dia do padroeiro, realizado no dia 25. As quermesses começam a partir das 19h30, na barraca de festa da Igreja e oferecem leilão, bingo e bonecos vivos. Uma novidade este ano é que os participantes podem pagar com cartão de crédito.
A programação de festividades continua. Nos dias 27, 28 e 29, é feito o tríduo do
padroeiro, também às 19h30. Trata-se de três dias de missa junto com diáconos e
padre Ademir Batista da Silva, sendo a preparação da festa.
Já no dia 30, às 14 horas, também será celebrada missa. Em seguida, às 16 horas,
serão realizadas cavalgada e carreata que sairão desde a Santa Luzia até a Paróquia. Os participantes serão abençoados.
O Boi no Rolete com churrasco encerra a programação no dia 31, na barraca de festas. Os ingressos custam R$ 15 para o almoço e estão sendo comercializados nas quermesses. No cardápio tem arroz, salada e churrasco.
Vale lembrar que toda renda será para a construção do Centro de Catequese da
Paróquia. A obra teve início no ano passado e já feita a estrutura. Os banheiros estão prontos.
São Cristovão (padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas)
"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas.
De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal- humorado e imundo!
Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.
No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?" Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...