Férias permitem que os pais fiquem mais tempo com os filhos e possam se dedicar a elaborar receitas
Da Redação
Muita criança já deve estar de férias, alguns continuarão indo a escola e participando de cursos de férias, outras cuja escola não tenha esse tipo de atividade, tem que ficar com as avós, colônia de férias, ou em casa mesmo, principalmente se os pais trabalham. A sugestão hoje vai para as crianças que ficam com tias, avós, ou em casa mesmo.
São dicas de refeições práticas, divertidas, saborosas e rápidas. Afinal, nada melhor que dar uma cara nova ao tradicional arroz e feijão nosso de cada dia. Não há mal algum em liberar os pequenos para tomarem um sorvete ou comer um sanduíche hora ou outra e se isso for feito dentro de limites.
É que as férias permitem que os pais fiquem mais tempo com os filhos e possam se dedicar a elaborar receitas junto com os pequenos. Envolver a criança na preparação
dos alimentos e aos poucos explicar a importância de cada um deles é uma ótima
alternativa para estimulá-la a adquirir novos hábitos.
Apresentar pratos coloridos, fazer carinhas com a comida, oferecer o alimento
rejeitado pelo menos dez vezes, em refeições diferentes e com apresentações
diferentes são excelentes iniciativas.
A família é o principal modelo para a criança, que dificilmente vai gostar desses
alimentos se não são consumidos dentro de casa.
E é nas férias que os hábitos normalmente são piores ao começar pelas mudanças de horários, isto é, o café da manhã já é anulado por acordarem mais tarde, o almoço é feito na forma de sorvetes, lanches recheados de gorduras carboidratos refinados nos fast food da praça de alimentação do shopping, e pela madrugada biscoitos, chocolates e refrigerantes… e assim acontece durante o mês.
Insistir e ter paciência são prioridades na educação e criação de novos hábitos
alimentares das crianças. É errado excluir do prato o que a criança recusa, o que se deve fazer é incluir os alimentos em outra ocasião mudando a forma de preparo
Monte um prato colorido, as cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação dos pratos e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança. Para isso, as frutas, os legumes e os folhosos são bons aliados e podem ser colocados no prato de forma criativa!
Ilustre o prato de comida com uma carinha, corte legumes como cenoura, batata,
chuchu em forma de animais, formas, estrelas com o cortador de biscoitos.
Prepare molhos com manjericão, salsa, tomate, espinafre ou mesmo o talo da couve, bata um desses ingredientes com iogurte natural, tempere levemente com sal, azeite. Coloque naquelas bisnagas de mostarda/catchup com bico fino, e de para a criança desenhar os olhos, boca, nariz nos legumes.
Dá até pra deixá-los colocar o granulado do brigadeiro, enfeitar com glacê o topo do bolo de cenoura (basta colocar numa bisnaga de catchup/ mostarda o chocolate) e deixar a criançada fazer suas obras de arte.
Deixe montar sobremesas tipo salada de frutas, gelatina e sorvete. Basta distribuir um copo de acrílico para cada uma e deixar a tigela com esses ingredientes, cada um monta seu copo de sobremesa de acordo com o que gosta. Sem contar que tudo isso se torna uma grande diversão. Confeitos de chocolate, chantilly, granulados, ajudam bastante na hora de cozinhar com a criançada.
Em relação ao cardápio, uma vez na semana pode ter cachorro quente, hambúrguer (se puder preparar a carne em casa melhor, daí da pra incluir aveia, legumes e verduras, sem que eles percebam, afinal o sabor que predomina é o da carne).
Procure oferecer aos pequenos mais sucos, chás e água que refrigerante, afinal está comprovado, mesmo os tipos zero ou light, apesar de ter menos calorias tem um ingrediente que estimula o apetite, fazendo com que a gente coma mais e acabe engordando também.
Deixe as crianças te ajudar no que puderem na hora de preparar uma receita, tipo, a peneirar a farinha, o chocolate, descascar as bananas, lavar os legumes e hortaliças, eles adoram participar e depois ver o resultado.
O fato é que estamos sempre na correria e a criança acaba atrapalhando o tráfego da cozinha, mas como eles estão agora de férias, é importante fazer de tudo para eles queimarem a energia fazendo esse tipo de atividade. O importante é curtir as férias da melhor maneira possível. E nada de ficar entupindo a criançada de batata frita.