Da redação
Os votuporanguenses, padre Sílvio Roberto (assessor diocesano do Setor Juventude) e os jovens Vítor Vinícius Bisuti (Pastoral da Juventude da paróquia Nossa Senhora Aparecida) e Renan Maciel Lopes (Juventude Missionária da paróquia Santa Luzia), estavam entre os peregrinos que participaram da XXVI Jornada Mundial da Juventude, com a presença de Sua Santidade, o papa Bento XVI, de 16 a 21 de junho, em Madri. Eles viajaram com um grupo de jovens do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo. Em Madri, os votuporanguenses ficaram alojados em um colégio, juntamente com jovens da Jamaica, Índia e Croácia.
Madri encheu-se da alegria e da fé dos mais de dois milhões de jovens católicos que acorreram à capital espanhola para participar da Jornada Mundial da Juventude. O evento, criado em 1985 pelo beato papa João Paulo II, teve sua primeira edição realizada em Roma. A Jornada tem como objetivo promover a unidade e a comunhão entre os jovens católicos de todo o mundo, por meio do contato com os diferentes carismas e diversidades culturais, sociais e econômicas. O tema deste ano foi "Enraizados e edificados em Cristo e firmes na fé". "A Igreja convidou os jovens a ter uma fé sólida em Cristo nosso amigo, na qual nenhuma tentação ou desafio os fará fraquejar. A Jornada também refletiu sobre a vida da juventude nos dias atuais, num mundo cheio de violência, drogas e prazeres. Fez enxergar que é possível ser feliz, renunciando a todas essas tentações e participando da Igreja", explicou Vítor Bisuti.
Em Madri, os votuporanguenses participaram de várias atividades, destacando as catequeses com bispos brasileiros, celebrações da Santa Missa, encontros com o papa, Via-Sacra e Vigília Eucarística. "Foram momentos inesquecíveis. Tivemos a experiência de viver em espírito de união e comunidade. Ver aquela multidão de jovens cantando e rezando, numa alegria contagiante nos faz acreditar num novo mundo, cheio de vida e esperança" disse o jovem Vítor Bisuti.
Os votuporanguenses conseguiram ver Bento XVI a poucos metros deles. "Ficamos mais de 3 horas a espera do papa, sob um sol intenso, mas valeu a pena. Ele passou com o papa móvel a dois metros de nós e nos abençoou. Foram poucos segundos que jamais sairão de nossas mentes" afirmou Vítor.
A Via Sacra, celebrada na noite da sexta-feira, 19, fez uma comparação entre o calvário de Jesus e o calvário enfrentado pelos jovens atualmente. Lembrou o sofrimento dos jovens com o desemprego, uso de drogas, prostituição, discriminação, solidão, violência, mortes no trânsito.
O ponto alto da Jornada foi a Vigília Eucarística celebrada no sábado, 20, no Aeródromo de Cuatro Vientos. Nem mesmo o sol intenso que os jovens enfrentaram para chegar ao local e a tempestade que caiu no início da noite fizeram os jovens desanimar. "Apesar de todas as adversidades (cansaço, frio, corpo molhado), perseveramos na fé, adorando Jesus no Santíssimo Sacramento e ouvindo atentos as palavras do papa" afirmou Vítor. Após a Vigília, os jovens permaneceram em "Cuatro Vientos" rezando, confessando e dormiram por ali.
No domingo, ainda em "Cuatro Vientos", o papa Bento XVI celebrou a Missa de Encerramento da Jornada, enviando os jovens para a missão. A Santa Missa foi concelebrada por todos os bispos e padres presentes, entre eles o padre Sílvio Roberto.
Em sua homilia, o papa convidou os jovens a serem firmes na fé, a participarem da Santa Missa, comungarem e se confessarem regularmente. O papa também rezou por todos os jovens que sofrem. Convidou os jovens a lutar por um mundo melhor, mais justo e humano, onde todos sejam irmãos.
"Fomos ao encontro do papa e aprendemos com suas palavras. Agora, começa a nossa verdadeira jornada, devemos viver nossa missão a cada dia, evangelizando e testemunhando, segundo os ideais cristãos" concluiu Vítor Bisuti.
Ao fim da celebração, o papa anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em 2013, no Rio de Janeiro.