Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O concurso "O Melhor Estudante de Votuporanga", considerado o oscar do aluno completa 10 anos. E em todo este período, vem alimentando sonhos de muitos jovens que estudam em escolas públicas e precisam de oportunidade.
Eles sabem que ser transferido para uma instituição particular exige esforço, mas que pode mudar sua carreira profissional. Nestes 10 anos, o concurso reconheceu os talentos de Votuporanga.
O presidente do clube de serviço, Renato Gaspar Martins, destacou que o projeto é exemplo para muita gente. "Tem dado certo graças aos parceiros e as escolas que colaboram sempre", afirmou.
O idealizador do concurso, Marcos Dóres, destacou que o objetivo é reconhecer os talentos das escolas públicas."São 10 escolas, sendo 33 salas de aula de oitava série.
Ao todo, serão 99 estudantes. Três jovens, por unidade escolar, serão selecionados pela diretoria para participar da prova. Por terem sido escolhidos, já merecem destaque. Receberão medalhas de honra, como em todos os anos", disse.
Serão oferecidas cinco bolsas integrais de estudo para Anglo, Celtas, Dinâmica, Passo a passo e Objetivo, além de cursos da Microlins, Senai/Cemad, Nado Livre, assinaturas do jornal A Cidade e 14 bicicletas. "A premiação segue até o último dia.
Quem quiser aderir, aceitamos até a última hora", afirmou. Os 10 melhores receberão troféus.
A prova será realizada no dia 6 de novembro, às 7h30, no Pólo Municipal de Votuporanga, na UAB - Universidade Aberta do Brasil, localizada na rua Pernambuco, 1736 - Vila Muniz. A princípio, a reunião festiva de premiação será no dia 16 de novembro, às 20 horas, na Câmara Municipal.
Marquinhos Dóres explicou que em Valentim Gentil, foi lançado um concurso similar ao Melhor Estudante. "Serão 160 alunos concorrendo às bolsas. Recebi uma ligação de Bebedouro que quer que damos as orientações para o projeto", ressaltou.
Ele falou da trajetória de alguns vencedores. "Elaine da Silva Teixeira, ganhadora de 2002, da escola Uzenir, fez administração de empresas em Votuporanga e hoje cuida de mais de 300 funcionários", disse.
A governadora assistente distrital do Rotary Maria Lúcia Sanches Vargas enfatizou que é o melhor projeto do Rotary. "Pereira Barreto já realiza há três anos também. Precisamos reerguer a escola pública e oferecer oportunidades aos estudantes", complementou.
Representando a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Luzia Aparecida Zirundi Figueira, disse que é preciso contribuir com a formação dos estudantes. "O Rotary faz isso com o concurso", finalizou.