Da redação
Será apresentada amanhã a peça teatral "O Navio Negreiro", baseada no poema de Castro Alves, no Centro de Convenções, às 20h30, como parte da Oficina de Teatro, projeto da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga.
O poema "O Navio Negreiro" descreve a terrível situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para trabalhar sob as ordens dos feitores. Os navios eram tão grandes que levavam, em média, 400 africanos amontoados, mal alimentados e em péssimas condições de higiene.
O tráfico de escravos só foi proibido no século XIX, e mesmo depois de proibido ainda havia vinham navios da África.
O poema foi escrito em São Paulo no ano de 1869, quando o poeta tinha 22 anos de idade, e quase 20 depois da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, em 4 de setembro de 1850.
O poema "O Navio Negreiro" é composto por seis partes e alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada no poema. A montagem que será apresentada amanhã usa elementos simbólicos e cantos folclóricos e faz uma reflexão com o espectador para que cenas trágicas como a história escravista não se repitam.
Serviço:
Espetáculo "O Navio Negreiro"
Data: 24 de setembro
Horário: 20h30
Local: Centro de Convenções
Evento gratuito